fbpx
breaking news New

Carnaval na Sapucaí recicla quase 10 toneladas de latas e entra no Guinness

Ação foi realizada nos cinco dias de desfiles da escola de samba no Rio de Janeiro

Conhecido mundialmente pela exuberância dos desfiles e o ritmo das baterias, o carnaval na Marquês de Sapucaí agora tem um recorde sustentável a comemorar. Em 2023, o carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro entrou para o Guinness World Records, o Livro dos Recordes, como o evento com a maior coleta de latas de alumínio no mundo para reciclagem, com quase 10 toneladas.

A ação que tornou o carnaval da Sapucaí um exemplo global de sustentabilidade aconteceu entre 17 e 20 fevereiro, datas dos desfiles do Grupo Especial e da Série Ouro, e no dia 25, quando aconteceu o festivo desfile das campeãs. 

Leia também – Brahma estampa Zeca Pagodinho em lata e amplia ações para o carnaval

A iniciativa durante o carnaval foi coordenada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), fazendo parte das ações do Cada Lata Conta, um programa internacional de conscientização ambiental e promoção da reciclagem da lata de alumínio para bebidas.

No sambódromo do Rio de Janeiro, foi montada uma estrutura para coletar, separar e destinar as latinhas para a reciclagem. E a ação teve, também, as participações da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, do Sesc RJ, com o projeto Recicla Sapucaí, que contou com o apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade e das redes cariocas de cooperativas de catadores de materiais recicláveis Recicla Rio, Movimento e Febracom.

Publicidade

A ação na Sapucaí envolveu a participação de mais de 120 pessoas, com mais de 100 catadores entre elas. De acordo com a Abralatas, o trabalho, além da coleta, também buscou conscientizar o público presente aos desfiles sobre a importância da reciclagem.

Iniciativa semelhante já havia sido realizada no ano passado no desfile das escolas de samba do Rio, quando 8 milhões de toneladas de latas de alumínio tinham sido coletadas. Agora, então, não só esse número foi superado como qualquer outro, colocando a ação de 2023 no Livro dos Recordes.

Para o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, o trabalho de coleta no desfile das escolas de samba do Rio e a entrada no Guinness mostram como grandes eventos podem estar associados à sustentabilidade.

“O Rio de Janeiro já era conhecido pela sua beleza, pelo seu samba, pelo seu Carnaval. Agora entra no mapa mundial pelo seu legado na reciclagem. Contamos com o importante trabalho dos catadores mais uma vez como verdadeiros agentes ambientais. Ter o reconhecimento do Guinness nos mostra que estamos no caminho certo, mostrando para o mundo que é possível um evento desta magnitude ser sustentável”, diz.

O trabalho realizado no carnaval do Rio também se insere em um cenário de elevadíssimos índices de reciclagem das latas de alumínio no Brasil. Segundo a Abralatas, o país mantém uma média de 95% de reaproveitamento nos últimos 15 anos, tendo chegado ao recorde de 98,7% e mais de 30 bilhões de unidades recicladas em 2021.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password