fbpx
breaking news New

Carlsberg compra cervejaria no Canadá e terá sua 1ª fábrica nas Américas

Fundada em 1984, Waterloo Brewing é maior cervejaria de origem canadense na província de Ontario

O Grupo Carlsberg terá produção própria na América do Norte, mais especificamente no Canadá. A companhia de origem dinamarquesa vai dar esse passo expansionista com a aquisição da Waterloo Brewing, através da compra de todas as ações ordinárias emitidas e em circulação da cervejaria da província de Ontario, no Canadá.

Na transação, a Carlsberg vai pagar 4 dólares canadenses (cerca de R$ 15,3, na cotação atual) por ação ou um valor patrimonial total de aproximadamente 144 milhões de dólares canadenses (R$ 550,6 milhões) no total, incluindo opções.

Leia também – Guia na Copa: Conquista argentina consagra relação entre Messi e Budweiser

Com a aquisição, a Carlsberg espera fortalecer a posição de mercado do grupo no Canadá, a partir da produção local. Além disso, acredita que poderá aproveitar a sinergia com as marcas da Waterloo. A avaliação do grupo é de que o portfólio internacional de cervejas e sidras da Carlsberg complementa o portfólio de cervejas locais e bebidas prontas da Waterloo.

Um dos maiores grupos cervejeiros do mundo, a Carlsberg ainda não contava com uma fábrica própria nas Américas, tendo sua atividade concentrada na Europa e na Ásia.  

“Uma das prioridades de nossa estratégia SAIL’27 é expandir nossos negócios em mercados atraentes onde somos pequenos hoje, como o Canadá. A aquisição da Waterloo Brewing melhora significativamente nossas perspectivas de crescimento no mercado canadense”, afirma o CEO do Grupo Carlsberg, Cees ‘t Hart.

Com a aquisição, a unidade produtiva da Waterloo na cidade de Kitchener, que já fabricava a sidra Somersby, da Carlsberg, desde 2020, também passará a fazer as bebidas de outras marcas do grupo.

Publicidade

A Carlsberg também aproveitou um momento de desvalorização da Waterloo para fechar essa aquisição. A ação da cervejaria canadense perdeu mais da metade do valor ao longo dos últimos 18 meses – chegou a estar cotada a 7,88 dólares canadenses e valia 3,55 dólares canadenses na véspera da negociação.

A Waterloo Brewing é a maior cervejaria de origem canadense na província de Ontario. Ela foi fundada em 1984 por Jim Brickman como Brick Brewing, sendo a primeira marca artesanal da região e, até por isso, considerada pioneira nesse movimento no Canadá.

Em 2019, a empresa mudou seu nome para Waterloo Brewing para se alinhar com as marcas Waterloo. Além disso, fabrica e comercializa sua popular marca Laker. Em 2011, a Waterloo comprou os direitos canadenses da Seagram Coolers e, em 2015, garantiu os direitos canadenses de LandShark e da Margaritaville .

“Desfrutamos de um relacionamento próximo com a Carlsberg e estamos entusiasmados por nos tornarmos parte de uma das maiores empresas cervejeiras do mundo. A Waterloo Brewing se encaixa perfeitamente na cultura forte e voltada para o propósito da Carlsberg, e nosso conselho de administração está confiante de que ingressar na Carlsberg é a melhor solução de longo prazo para nossos funcionários, parceiros, clientes, consumidores e comunidade”, diz George Croft, presidente e CEO da Waterloo.  

A expectativa é de que a transação seja concluída durante o primeiro semestre de 2023. “Essa excelente oportunidade ampliará nossos negócios no Canadá. Os portfólios de marcas são complementares. O fornecimento local garantirá a robustez do fornecimento a longo prazo e aumentará a flexibilidade comercial e a velocidade de lançamento de inovações no mercado, mudando radicalmente a maneira como operamos”, conclui o diretor-gerente da Carlsberg Canadá, Anders Rud Jørgensen.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password