fbpx
breaking news New

Pinguim-de-Magalhães ganha cerveja na luta pela preservação

Novidade é do estilo Witbier, com 5,1% de graduação alcoólica e 11 IBUs de amargor

A biodiversidade serviu novamente de inspiração para a criação de uma cerveja pela Cia de Brassagem Brasil, em parceria com o Aquário de Ubatuba (SP). Desta vez, o rótulo é chamado de “Pinguim-de-Magalhães”, lançado para celebrar o sexto aniversário da cervejaria.

A “Pinguim-de-Magalhães” é uma Witbier com 5,1% de graduação alcoólica e 11 IBUs de amargor. Essa cerveja traz notas condimentadas e cítricas provenientes da semente de coentro e da casca da laranja-Bahia. “Ousamos e adicionamos uma camada de sabor à nossa Witbier utilizando polpa de pitanga”, explica Danielle Mingatos, mestre-cervejeira da Cia de Brassagem Brasil.

A “Pinguim-de-Magalhães” é uma Witbier com 5,1% de graduação alcoólica e 11 IBUs de amargor. Essa cerveja traz notas condimentadas e cítricas provenientes da semente de coentro e da casca da laranja-Bahia. “Ousamos e adicionamos uma camada de sabor à nossa Witbier utilizando polpa de pitanga”, explica Danielle Mingatos, mestre-cervejeira da Cia de Brassagem Brasil.

Leia também – 12 lançamentos das cervejarias artesanais em julho

Desde sua criação em 2017, a Cia de Brassagem é conhecida por realizar parcerias em seus rótulos que visam dar visibilidade à luta pela conservação dos animais da fauna. Agora, a novidade destaca a importância dos pinguins, que enfrentam dificuldades devido à redução de alimentos nos mares causada por ações como pesca predatória, poluição marinha e mudanças climáticas.

O pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma espécie que se reproduz na costa da Argentina, do Chile e das Ilhas Malvinas, sendo conhecido por realizar migrações mais longas, chegando até a margem da plataforma continental do norte da Argentina, ao Uruguai e ao Brasil.

Como é costumeiro em suas parcerias, parte das vendas da cerveja Pinguim-de-Magalhães será destinada ao Aquário de Ubatuba, um empreendimento privado com a missão de contribuir para a educação e a preservação ambiental, buscando sensibilizar os visitantes sobre o valor do patrimônio marinho.

Publicidade

Os pinguins-de-magalhães que vivem no Aquário de Ubatuba também são os protagonistas do filme “The Penguin & The Fisherman” (O Pinguim e o Pescador, em uma tradução livre). A história é baseada em fatos e narra a relação de Din Din, um pinguim-de-magalhães salvo por Seu João, um pescador de Ilha Grande. O filme, dirigido por David Schurmann, tem previsão de estreia para 2024.

Seis anos de trajetória
Em maio, a Cia de Brassagem comemorou seu 6º ano de fundação, período em que enfrentou desafios, como a pandemia e a crise econômica, mas também comemorou conquistas e marcou seu nome no segmento de cervejas artesanais.

“Dentro dos primeiros 90 dias de atuação no mercado, recebemos o prêmio Brasil Brau de Negócios Cervejeiros, o que nos encheu de gratificação. O prêmio chancelou nossa proposta na categoria Responsabilidade Social, validando nosso propósito”, lembra Danielle.

A marca buscou fomentar a experiência cervejeira, aproximando-se do público, com a criação de seu bar. “Em 2018, pouco depois de completarmos um ano, tivemos a experiência de nosso bar, que nos permitiu uma aproximação com os consumidores através de um serviço diferenciado, onde nos dedicamos a disseminar a cultura cervejeira, explicando as famílias, escolas e estilos”, diz.

Depois, durante a pandemia, foi necessário passar por uma fase de transição, com a pausa na produção e a revisão do portfólio. “Por sermos uma cervejaria cigana, interrompemos nossa produção e trabalhamos com o estoque até o momento em que o mercado começou a retomar as atividades, embora com muitas restrições. Praticamente recomeçamos, revisando nosso portfólio”, relata.

Mas a marca retomou a produção com novos projetos e lançamento de rótulos marcantes, tendo, em sua trajetória, parceria com organizações como a Fundação Projeto Tamar e o Instituto Pró-Carnívoros.

Entre as cervejas criadas, destacam-se “Tartaruga-de-Pente”, “Onça-Pintada”, “Mico-Leão-Dourado”, “Ariranha”, “Tamanduá-Bandeira” e a “Sentimentos de Brasilidade”, uma Catharina Sour com elementos brasileiros. “Temos um imenso orgulho dessa cerveja, que foi lançada no primeiro aniversário da cervejaria e chegou ao terceiro lote”, relembra a mestre-cervejeira.

Entre outras, a cervejaria também desenvolveu a “Canário-da-Terra”, uma releitura da caipirinha, e a “Dubbel Sour”, em parceria com a Los Compadres, tendo sido premiada no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2020, em Blumenau.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password