fbpx
breaking news New

Cervejaria artesanal mais antiga dos EUA irá fechar; entenda legado da Anchor

Marca centenária da Califórnia teve papel fundamental na revolução da cerveja artesanal

O setor de cervejas artesanais dos Estados Unidos perdeu uma de suas principais referências. A Anchor Brewing, pioneira no segmento, encerrará suas atividades, deixando como legado sua participação fundamental na revolução da cerveja artesanal no país.

Para justificar o fechamento, os responsáveis pela Anchor Brewing citam a queda nas vendas, que teve início em 2016, e os desafios econômicos. No ano passado, de acordo com informações da New Brewer Magazine, da Brewers Association, foram vendidos 65 mil barris.

Leia também – Artigo: Tributo à Anchor, a cervejaria que impulsionou o movimento craft

“Esta foi uma decisão extremamente difícil que a Anchor tomou somente após muitos meses de avaliação cuidadosa”, diz o porta-voz da Anchor, Sam Singer. “Reconhecemos a importância e o significado histórico da Anchor para São Francisco e para a indústria cervejeira artesanal, mas os impactos da pandemia, a inflação, especialmente em São Francisco, e um mercado altamente competitivo deixaram a empresa sem opção a não ser tomar essa triste decisão de encerrar as operações”, acrescenta.

Fundada em 1896, durante a Corrida do Ouro na Califórnia, a Anchor Brewing é considerada uma das principais responsáveis pela revolução da cerveja artesanal nos Estados Unidos. A cervejaria foi uma das poucas a sobreviver ao período da Lei Seca no país, apesar de ter enfrentado uma série de turbulências desde sua criação.

“Ela atravessou a história, passando por incêndios, pela Lei Seca nos Estados Unidos e por problemas financeiros”, relembra a sommelière Rosária Penz Pacheco, sócia da Hildegard Cervejaria Cigana e da Fermenta Pessoas.

Um dos passos fundamentais para que a Anchor se tornasse um ícone cervejeiro foi dado em 1965, quando Fritz Maytag a adquiriu, enfrentando graves problemas financeiros. “Ele adorava a California Common, a Steam Beer feita com um processo específico da Anchor”, destaca Rosária.

Desde então, a Anchor cresceu a partir de um modelo de distribuição nacional e com seu rótulo icônico, no qual a fermentação da levedura Lager ocorre a uma temperatura mais alta do que o normal. “Ela começou a ser envasada no início da década de 1970, inspirando as pessoas a produzirem cerveja, seja em casa ou em microcervejarias. Foi lá que começou a nova revolução cervejeira”, diz Rosária.

Publicidade

A Anchor foi uma das primeiras cervejarias dos Estados Unidos a produzir estilos como Porter, Barley Wine e American IPA, como destaca Edson Carvalho, o Viajante Cervejeiro. “A primeira American IPA, claro que bem diferente da atual, foi criada por eles, sendo mais maltada e com o uso do lúpulo Cascade, bastante comum por lá”, diz.

Ele ressalta também a variedade de estilos como outra influência decisiva da Anchor sobre o segmento cervejeiro. “Quando eles começaram a produzir estilos que não eram a clássica American Lager, também foram atrás de outros insumos e tipos de malte, o que não era tão fácil de conseguir na época. Isso abriu portas para outras cervejarias e foi muito importante para o setor”, comenta o Viajante Cervejeiro.

Foi esse sucesso que motivou a Sapporo a adquirir a Anchor por US$ 85 milhões em 2017, esperando lucrar com uma das referências da revolução da cerveja artesanal americana. No entanto, essa união não foi frutífera e até despertou críticas pela mudança no visual dos rótulos da Anchor em 2021, quando a cervejaria comemorava seus 125 anos de história.

Há um mês, a Anchor informou que estava abandonando seu modelo de distribuição nacional, limitando suas vendas à Califórnia. Agora, veio então, o anúncio do fim das atividades, com o encerramento devendo ser concluído nas próximas semanas, sendo que seus 61 funcionários cumprirão dois meses de aviso prévio.

Nesse período, espera-se que ocorra a total venda dos estoques, incluindo uma pequena edição de 2023 da Anchor Christmas Ale, fabricada antes da decisão de encerrar a distribuição nacional da marca e que seria a 49ª produção anual desse tradicional rótulo para o Natal.

Os desafios enfrentados pela Anchor podem estar relacionados aos problemas recentes encarados pelas cervejarias artesanais e independentes nos Estados Unidos, muitos deles provocados por mudança nos hábitos dos consumidores, que têm migrado em parte para outras bebidas alcoólicas, assim como por aumento nos custos e desafios da cadeia de suprimentos. E isso tem se refletido no declínio das vendas das cervejas artesanais. De acordo com o Craft Business Daily, as vendas caíram 4% em receita e 7% em volume até agora neste ano, na comparação com 2022.

Ao anunciar o encerramento das atividades da Anchor, seus responsáveis disseram que buscaram compradores nas últimas semanas, mas sem sucesso. No entanto, seus fãs esperam que a comoção causada pela divulgação da informação possa mudar esse cenário, assim como aconteceu em 1965, quando Fritz Maytag a adquiriu. “Vamos torcer para que, com a divulgação dessa notícia, alguém a compre novamente e sua história não chegue ao fim”, conclui Rosária.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password