fbpx

Metade das cervejarias produz menos de 5 mil litros por mês

Terceiro maior produtor de cerveja do mundo, o Brasil conta com um expressivo contingente de pequenos fabricantes. A produção não vai além de 5 mil litros por mês para metade das cervejarias participantes da pesquisa “O Ano de 2022 para as Cervejarias”, realizada pelo Guia da Cerveja e que pode ser acessada pelo link.

O levantamento mostrou que grandes produções são uma exceção dentro do segmento cervejeiro brasileiro. Afinal, se resume a 9% o número de cervejarias participantes que conseguem fabricar mais de 50 mil litros de cerveja por mês.

A pesquisa do Guia também revelou que o Nordeste é a região com maior predominância dos empreendimentos cervejeiros com produção de menos de 5 mil litros mensais, correspondendo a 64,3% dos respondentes da pesquisa. E, de acordo com o levantamento, o Sudeste é a única das demais regiões brasileiras com mais de 50% (53,3%) de cervejarias com tal porte.

Publicidade

A região Sul é a que possui maior equilíbrio entre os portes das cervejarias, em um indicativo de um maior mix de opções e de tipos de atividade. Por lá, 35,7% dos respondentes produzem entre 5 mil e 10 mil litros de cerveja por mês, 28,6% fazem menos de 5 mil, 21,4% fabricam entre 10 mil e 50 mil e 14,3% conseguem produzir mais de 50 mil litros de cerveja.

Modelo x porte
O Ano de 2022 para as Cervejarias” também demonstrou que os participantes com produção acima dos 10 mil litros mensais contam com sua própria unidade para fabricação da bebida. Mas esse cenário é diferente entre as faixas com produção mensal abaixo desse porte.

Embora contar com fábrica própria seja um modelo predominante entre as cervejarias de todos os patamares, esse índice é de apenas 46% entre as que produzem até 5 mil litros mensais. E 3 de cada 10 respondentes com esse porte optam pelo modelo cigano, quando a produção é terceirizada, sendo realizada na fábrica de um parceiro.

O modelo de brewpub, estabelecimento onde a cerveja é produzida, comercializada e consumida no mesmo local, também possui maior relevância entre cervejarias com produção menor. Ele significa 22,2% das cervejarias com volume mensal entre 5 mil e 10 mil litros e 18% entre quem fabrica menos de 5 mil litros no período.

O Ano de 2022 para as Cervejarias” foi uma pesquisa, quantitativa, realizada por meio de questionário online pelo Guia, com respostas coletadas entre outubro e dezembro de 2022 de 100 donos ou administradores de cervejarias.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password