fbpx
breaking news New

Turismo cervejeiro demanda mais divulgação e melhorias viárias

Aliança entre atrações naturais e cerveja podem impulsionar atividade turística no Brasil

Considerado o 11º maior mercado de turismo do mundo, de acordo com recente relatório do World Travel & Tourism Council, o Brasil pode impulsionar essa atividade pelas suas atrações. E elas devem incluir o turismo cervejeiro, que necessita, principalmente, de mais divulgação e melhor sinalização, além de melhorias na infraestrutura viária, de acordo com demandas apresentadas em mais uma reportagem da série especial do Guia para as eleições.

Na visão Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, o turismo cervejeiro precisa ser colocado em evidência, como os demais ramos da atividade, pelos governos. “O turismo cervejeiro não tem muita visibilidade no país porque não conta com muita divulgação. Então, achamos que a comunicação é fundamental para divulgar e fomentar o turismo cervejeiro”, avalia.

Leia também – Setor cervejeiro cobra mudanças em leis e projetos que atrapalham atividade

Assim, ela espera que tanto os governantes vencedores das eleições em 2 de outubro como aqueles que disputarão o segundo turno em 30 de outubro dediquem mais atenção ao turismo cervejeiro, que não só gera importantes receitas para as marcas envolvidas como também para a economia das cidades e estados.

“É um assunto relevante, que pode remunerar e rentabilizar muito bem as cervejarias se elas trabalharem bem o turismo cervejeiro. Então, é de fundamental importância essa comunicação feita pelo poder público, que os estados e o próprio país divulguem mais o projeto do turismo cervejeiro. Percebemos que são sempre muito divulgados os turismos rural, de compras e de aventura, enquanto o cervejeiro é sempre deixado em um segundo plano”, completa.

Melhor sinalização para os caminhos turísticos
Para além do espaço de divulgação, o turismo cervejeiro também clama por uma melhor sinalização nas estradas e cidades. Um exemplo de inspiração, para Ana Cláudia, é o visto nas rodovias do Rio Grande do Sul, onde os turistas visitam as diversas vinícolas espalhadas pela Serra Gaúcha.

Publicidade

“No Rio Grande do Sul, existem as indicações para o turismo do vinho. E precisamos não apenas das placas marrons para indicar os destinos, mas também dos outdoors das concessionárias das estradas que possuem aqueles avisos luminosos com mensagens de atrativos desses locais pelos quais as pessoas passam. Elas precisam saber que ao longo deste caminho tem um outro ativo muito interessante, que é o turismo cervejeiro”, reforça.

Entendemos ser importante que os governos estaduais e federal tenham um olhar mais atento para a sinalização turística. Nós passamos por alguns circuitos e sabemos que a sinalização é aquele marrom (cor padrão para avisar sobre destinos de turismo nas localidades), dizendo que ali tem algum ativo turístico importante. Então, gostaríamos muito que tivesse essa sinalização indicando as principais localidades, apontando quais são as regiões boas para o turismo cervejeiro

Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ

Melhores estradas para facilitar acesso
Outro fator visto como importante para o incremento do turismo cervejeiro é a melhoria das vias que são percorridas para a realização desses passeios. “Batemos muito na tecla da infraestrutura das estradas, que sejam boas, para que esse turismo seja mais bem aproveitado. E trabalhamos muito a questão do consumo consciente, que é o de que ‘se beber, não dirija’”, afirma a coordenadora da Rota RJ.

Ana Cláudia aponta que a situação ruim de diversas rodovias, com seus riscos, atrapalha o turismo cervejeiro, pois as pessoas desistem de viajar por não se sentirem seguras para transitar nestes percursos, sendo que muitas marcas ficam em pequenas localidades, onde há poucas opções de acesso.

“Muitas cervejarias ficam em localidades de difícil acesso, muitas vezes na zona rural, onde se consegue ir com um carro simples, mas há cervejarias em que os ônibus não conseguem chegar e às vezes até mesmo com uma van é difícil para os turistas acessarem o local”, alerta a coordenadora da Rota RJ.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password