fbpx
breaking news New

Festival de coletivo celebra luta da mulher negra e apresenta nova cerveja

Coletivo Tereza de Benguela Cervejeiras produziu Red Ale em colaboração com Goose Island

A luta pela inclusão, a valorização das mulheres negras como profissionais do meio cervejeiro e a união entre elas inspiram a realização, pelo segundo ano consecutivo, do Festival Tereza de Benguela Cervejeiras. Marcado para este sábado, às 16 horas, no Torneira Bar, em São Paulo, o encontro terá uma programação feita por mulheres, além da venda exclusiva do chope colaborativo entre o coletivo que leva o nome do festival e a Goose Island.

O projeto Tereza de Benguela Cervejeiras conta a história de mulheres negras do mercado, com suas conquistas, tendo sido desenvolvido por Danielle Lira, sócia e fundadora do Torneira Bar, Daniele Souza, da Omi Odara, as cervejeiras Adriana Santos e Cinara Gomes e a sommelière Sara Araújo, sommelière.

Leia também – Homenageada por cerveja, Marta soma feitos e luta por igualdade no futebol

Para este ano, a programação terá a apresentação de samba de Cinara Gomes, da Cervejaria Serafina. Ela possui uma trajetória que passa por várias vertentes das artes, além da gestão de projetos culturais e cervejeiros. Além disso, o cardápio contará com a venda de acarajé da chef Solange Borges e, é claro, o chope Tereza de Benguela.

“Teremos muita cultura, cerveja e identidade para celebrar uma data tão especial em referência à líder quilombola que deu visibilidade ao papel da mulher negra na história brasileira”, destaca Danielle Lira.

Segundo ela, a reunião de mulheres negras no mercado cervejeiro era um sonho antigo. Para tirar isso do papel, o projeto buscou se associar ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Tereza de Benguela, ambos celebrados em 25 de julho. “A representatividade desse coletivo fortalece outras mulheres a elevarem seus negócios no setor. É como o ditado: uma puxa a outra”, afirma.

Publicidade

Tereza de Benguela, também chamada de “Rainha Tereza”, foi uma líder que comandou o quilombo de Quariterê, no século XVIII, e se tornou símbolo da luta da mulher negra por igualdade de gênero e raça no Brasil. E essa atuação impulsiona o trabalho do coletivo por espaço, respeito e reconhecimento dentro do setor para as mulheres negras.

“É fato que a jornada empreendedora é desafiadora, e cabe dizer que ainda enfrentamos desrespeito e desvalorização dentro do mercado cervejeiro. É comum e recorrente questionarem se sou a ‘dona do bar’. Por isso, na maioria das vezes, vemos mulheres se unindo para enfrentar essas situações, através de confrarias, palestras e projetos empoderadores. Assim, juntas, nós podemos confrontar esses cenários”, comenta a fundadora do Torneira Bar.

Red Ale colaborativa
Entre as principais atrações do evento deste ano está o rótulo feito em colaboração entre o coletivo Tereza de Benguela e a Goose Island. A cerveja é uma Red Ale com ameixa seca e baunilha Kalunga.

A escolha do estilo – o Red Ale – foi motivada pelo período que foi lançado, o inverno, assim como por permitir harmonizações. Mas há uma outra razão, que se conecta com a luta do coletivo. “É muito comum ouvirmos no mercado que mulheres não fazem cervejas complexas. Desejamos mostrar que o mercado está equivocado”, destaca o Tereza de Benguela Cervejeiras.

A novidade possui uma base maltada, sendo uma cerveja equilibrada, com um perfil que apresenta notas de pão, biscoito, camadas de caramelo e toffee. Adjuntos como baunilha e ameixa complementam a base da Red Ale.

Já a vontade de trabalhar com frutas e especiarias levou à escolha da ameixa. Por sua vez, a baunilha Kalunga é uma especiaria cultivada há décadas pelo Quilombo Kalunga do Vão Moleque Cavalcante, em Goiás.

“O nome do nosso projeto é uma homenagem a uma heroína quilombola e, por isso, pensamos que seria uma justa homenagem produzir uma cerveja cuja representação da história dosquilombos estivesse presente nos ingredientes”, completa o coletivo.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password