fbpx
breaking news New

Bar da visibilidade, Torneira comemora 1º aniversário e apresenta colaborativas

Espaço em São Paulo já recebeu diversos eventos importantes do setor de cervejas artesanais

A expressão “entrar com o pé direito” certamente será resgatada no Torneira Bar neste sábado, na comemoração do seu primeiro aniversário. Afinal, mesmo com uma curta trajetória, é possível celebrar conquistas da luta de um espaço que já vai se consolidando na cena da cerveja artesanal brasileira com a preocupação em dar visibilidade a quem, muitas vezes, é invisibilizado.

Localizado no boêmio bairro paulistano da Vila Madalena, o Torneira Bar, cuja proposta é ser “um ambiente acolhedor e convidativo para todes que respeitem todes” é marcado pela inclusão. E, seguindo essa prática, trará outros parceiros para a comemoração. Afinal, marcará a data com o lançamento de três rótulos colaborativos, produzidos em parceria com Implicantes, BreWork e Tarantino.

Leia também – Confira lançamentos das cervejarias artesanais em setembro

“Eu sempre acreditei muito no Torneira e sabia que muita gente ia conhecer e frequentar a casa, mas posso dizer que me surpreendi muito positivamente com o primeiro ano do bar e todas as realizações que tivemos até agora”, destaca a sommelière Danielle Lira, idealizadora da casa, que tem forte atuação nas propostas de inclusão, começando por sua própria equipe colaborativa, formada majoritariamente por pessoas trans e não-binárias. Além disso, sua programação é voltada para o público LGBTQIA+, mulheres e negros.

Danielle acredita que a postura inclusiva do Torneira Bar foi um ótimo chamariz para o espaço e atraiu o público para a casa. “Pessoas que nunca imaginei ter aqui, como Nina Silva, Fernanda Gentil, a chef Aline Guedes e mais um tanto de gente maravilhosa, fora a repercussão que a marca tem tido na mídia. É emocionante e só gera mais força para que possamos conquistar mais espaços e influenciar o mercado a ter uma postura inclusiva, que abraça a todes”.

Mais do que trazer frutos para o bar, essa visibilidade conquistada pelo espaço é importante para reforçar a luta pelas causas abraçadas pelo Torneira, como ressalta a idealizadora do espaço. “Com menos de seis meses da inauguração, o bar já estava em um dos maiores veículos do país falando sobre visibilidade trans. É uma conquista muito maior do que a exposição do Torneira. É a luta pela diversidade num meio que por tanto tempo foi dominado por homens brancos, cis e héteros.”

Publicidade

Com a crescente visibilidade, o estabelecimento passou a ter parcerias e a realizar diversos eventos importantes no setor de cervejas artesanais, como a 1ª Edição do Festival Tereza de Benguela, com apoio da Spaten. Além disso, a Colorado está patrocinando o projeto “Diversarau”, com temas de impacto social como visibilidade trans, LGBTQIAP+, PCD e racial, entre outros.

É claro que, neste período, o Torneira Bar também precisou lidar com inúmeros desafios, como aqueles impostos pela pandemia da Covid-19 e ataques de ódio e preconceito. “Tem os desafios de empreender mesmo, com burocracias, gestão e criatividade para inovar sempre. Agora, uma coisa é certa: as conquistas são maiores e fazem todos os desafios valerem a pena”, diz Danielle.

E diante de um primeiro ano tão agitado, a sommelière revela que os planos para os próximos incluem manter o crescimento, inspirar novos e antigos bares a abraçarem a diversidade e oferecer sempre um ambiente seguro, acolhedor, diverso e de lazer para “todes”. “Quem sabe até desenvolver um rótulo próprio de cerveja?”, sonha.

Para comemorar
E, claro, também terá cerveja na comemoração no aniversário do Torneira Bar neste sábado, com o lançamento de três rótulos colaborativos. São eles: a Baronesa, em parceria com a Implicantes, Chupa que é de Uva, com a Brework, e Primeiro Grafite, com a Tarantino.

“Todos os rótulos são importantes e trazem uma nova proposta de sabor, com a qualidade que essas cervejarias sempre oferecem. O rótulo Baronesa é uma brincadeira com um apelido meu e vai ser estampado por uma imagem minha. Fiquei super emocionada e feliz que a Implicantes abraçou essa ideia”, conta Danielle. A casa já havia lançado outro rótulo colaborativo, o Pra Elas, desenvolvido pela Omi Odara para celebrar o mês das mulheres.

No sábado, em seu aniversário, o Torneira ainda vai ter uma apresentação musical que reunirá todas as mulheres que se apresentam na casa. Além disso, no dia da comemoração, acontecerão sorteios exclusivos de kits com camisetas, cervejas e mais alguns mimos.

A celebração do aniversário da casa terá o apoio do Pride Bank, primeiro banco digital voltado para a comunidade LGBTQIAP+ no mundo, e da Pride Sunglass, uma ótica que também tem foco na comunidade LGBTQIAP+.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password