fbpx
breaking news New

Venda de artesanais cai nos EUA em meio a aumento de cervejarias no 1º semestre

País passou a ter 9.456 cervejarias ao fim de junho mesmo em cenário de mercado estagnado

Após anos de expansão, o setor da cerveja artesanal está vivenciando uma nova fase nos Estados Unidos. Embora continue a registrar a abertura de novos estabelecimentos e negócios, o consumo está em declínio, embora não de maneira acentuada, como indicado pelo novo levantamento realizado pela Brewers Association (BA), que representa as cervejarias independentes e artesanais do país.

A pesquisa de meio de ano da BA apontou uma queda de 2% no mercado da cerveja artesanal em comparação com o mesmo período de 2022 nos Estados Unidos. Dividido por canais de distribuição, o levantamento, realizado pela Circana Scan, mostra uma retração de 3% no volume de cervejas envasadas. No entanto, esse dado representa uma recuperação, considerando que o recuo no primeiro trimestre foi de 9%.

Leia também – Empresa de cannabis compra 6 marcas de cerveja da Anheuser-Busch

A BA avalia que “distribuidores e varejistas têm reduzido seu foco em cervejas artesanais, buscando crescimento em outras áreas, mas há sinais de que as piores reduções podem estar no passado”.

O relatório também indica um ritmo de vendas mais saudável nas cervejarias, o que beneficia negócios com foco na hospitalidade. No entanto, outros estudos reportam que a queda nas vendas de barris, que teve início na pandemia, ainda não foi interrompida.

O levantamento da BA destaca que custos em alta, taxas elevadas para empréstimos e interrupções na cadeia de suprimentos são temas considerados cruciais para o setor. Porém, o maior desafio reside na concorrência de outras bebidas alcoólicas, como RTDs (Ready-to-Drink) e hard seltzers, o que se soma à perda de poder de compra do consumidor.

Publicidade

A BA também relata um aumento no número de cervejarias artesanais, que saltou de 9.119 em junho de 2022 para 9.336 no mesmo mês de 2023. Além disso, o número total de cervejarias subiu de 9.242 para 9.456. Esse dado pode indicar um aumento na concorrência em um mercado estagnado, mas a associação enxerga aspectos positivos.

“Em um mercado que está amadurecendo, o crescimento explosivo dos anos anteriores diminuiu, mas as aberturas continuam ligeiramente superando os fechamentos, e as cervejarias estão encontrando sucesso em nichos específicos”, comenta a BA.

A associação avalia que os resultados da pesquisa estão alinhados com seu relatório anual. Em 2022, de acordo com o documento, a participação das artesanais e independentes variou de 13,1% para 13,2% no mercado cervejeiro dos Estados Unidos, mesmo com a queda no volume produzido, de 29,6 milhões de hectolitros para 29 milhões de hectolitros.

Além disso, a associação acredita que o cenário deve melhorar para as cervejas artesanais dos Estados Unidos na segunda metade de 2023, embora ainda seja necessário encontrar novas oportunidades para conquistar o consumidor.

“O otimismo está no horizonte, já que a pesquisa de meio de ano mostra esperança por tendências melhores no futuro”, reflete Bart Watson, economista-chefe da BA. “Em conjunto, a cerveja artesanal precisa de novas ideias e estratégias para ir além de nossa situação atual, caracterizada por um crescimento lento. A demanda por cerveja artesanal não vai mudar, e existem muitas oportunidades de crescimento em novos canais, ocasiões e clientes”, conclui.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password