fbpx
breaking news New

Oktoberfest tem recorde de público em 2023, mas venda de cerveja cai em Munique

Público celebrou festividade por 18 dias, com 6,5 milhões de litros de cerveja consumidos

A Oktoberfest de Munique, a mais tradicional do mundo, quebrou recordes de público em 2023, mas viu o consumo de cerveja diminuir. Essa informação está presente no relatório preliminar do evento, elaborado pelos organizadores, com o relato de que 7,2 milhões de pessoas participaram da festividade deste ano.

Esse número superou os 7 milhões de participantes da edição de 1985 da Oktoberfest, que até então mantinha o recorde absoluto, estabelecendo um novo marco. E o aumento foi favorecido pelo fato de o festival ter tido duração de 18 dias, dois a mais do que o habitual. No ano passado, haviam sido 5,7 milhões de visitantes, contra os 6,3 milhões de 2019, o último ano pré-pandemia.

Leia também – Com 17 cervejas, São Paulo Oktoberfest busca ser festa de todos os públicos

Entretanto, o recorde de público não se traduziu em um aumento no volume de cervejas vendidas. Foram servidos 6,5 milhões de litros, o que representa um consumo médio de menos de 1 litro por pessoa. Além disso, esse número é inferior aos 7,1 milhões de litros de 2022 e aos 7,3 milhões de litros de 2019.

Aqueles que optaram por manter a tradição de saborear cervejas durante a Oktoberfest acabaram pagando entre 12,60 euros e 14,90 euros por litro da bebida. Isso representou um aumento médio de 6,12% no preço da cerveja em comparação com a edição de 2022 da festividade.

Porém, se houve queda no consumo de cerveja na Oktoberfest em 2023, o público acabou se voltando às bebidas não alcoólicas, com alta de 50% no consumo dessa opção. Com o forte calor em Munique, houve, inclusive, relato de falta temporária de água em algumas barracas, em função da forte demanda.

Publicidade

Nesse balanço entre queda nas vendas de cerveja, aumento do consumo de opções não alcoólicas e inflação, a receita obtida com a comercialização de bebidas e alimentos cresceu 15% em relação a 2022 em uma festividade que atraiu visitantes principalmente dos arredores de Munique, mas também estrangeiros vindos de países como França, Áustria, Itália e Estados Unidos.

Ocorrências na Oktoberfest
Como em qualquer grande evento, a Oktoberfest também registrou ocorrências criminais, com alguns detalhes apresentados em seu balanço. Foram relatados 260 casos de agressão, incluindo 29 brigas envolvendo o uso de canecas de cerveja. Além disso, houve 73 crimes sexuais registrados, a maioria deles relacionados à prática de tirar fotografias não consensuais sob as saias, com 6 casos de estupro.

No que diz respeito a incidentes de trânsito, a polícia reportou 23 acidentes relacionados ao álcool, o que representou uma redução de 15% em comparação com o ano anterior. Além disso, foram confiscadas 258 carteiras de habilitação.

Os serviços médicos atenderam 7.620 pacientes neste ano, um número um pouco maior do que em 2019, com a maioria dos casos relacionados a intoxicações alcoólicas. E houve 36 adolescentes gravemente intoxicados, o que representa uma diminuição de 50% em comparação com a última edição pré-pandemia.

2024
A 189ª Oktoberfest já tem data para acontecer. A festividade será realizada no Theresienwiese de Munique, de 21 de setembro a 6 de outubro de 2024.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password