fbpx
breaking news New

Oscar e cerveja: Filme sobre fim de amizade passada em pub disputa 9 estatuetas

Colm (Brendan Gleeson) e Pádraic (Colin Farrell) têm quebrada rotina de ir a bar em ilha irlandesa

Um amigo vai até a casa do outro para chamá-lo a ir a um pub, como faz todos os dias. A cena, costumeira na vida de muitas pessoas, é o marco inicial de um dos grandes candidatos a conquistar estatuetas do Oscar na noite deste domingo, em Los Angeles, e reforça a longeva relação entre o cinema e a cerveja. Trata-se de “Os Banshees de Inisherin”, alvo de 9 indicações à mais conhecida premiação do cinema mundial.

Os Banshees de Inisherin também é o mais novo filme do diretor Martin McDonagh, que anteriormente concorreu ao Oscar com Três Anúncios Para um Crime. A trama se desenvolve a partir do fim da amizade entre os seus dois atores principais, Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson), tendo uma ilha na Irlanda nos anos 1920 como cartão-postal e o pub como um dos locais onde se desenrola a história.

Leia também – Olhar o passado para construir: cerveja Sankofa resgata cultura africana

Na ilha fictícia de Inisherin, seus moradores parecem ignorar a Guerra Civil Irlandesa, que acontece a quilômetros dali e só pode ser percebida pelos barulhos de bombas e canhões, para acompanharem outra: a dos dois ex-amigos, o fazendeiro ingênuo e o introspectivo violinista. É, claro, uma fábula, que faz lembrar o teatro do absurdo.

Começa com a tentativa de Pádraic de tentar salvar uma amizade que parece funcionar como ponto de equilíbrio da sua vida, com o rompimento o deixando completamente vulnerável por uma mudança drástica de rotina: em uma ilha com pouco a fazer, ele não consegue mais ir ao bar para conversar com Colm em meio a muitas cervejas.

E a sua tentativa de reatar a relação com o parceiro de copo provoca reações drásticas do personagem interpretado por Gleeson, como ameaçar cortar um dedo a cada vez que o ex-amigo lhe dirigir a palavra. A decisão radical dialoga com os absurdos de uma guerra, mas também com os sacrifícios da arte, pois Colm precisa dos seus dedos para tocar o violino.

Publicidade

O filme, assim, vai trocando a tristeza do fim de um relacionamento por um lado bem mais sombrio desse rompimento, ainda que pontuado por momentos de humor. E, ainda, com duas histórias paralelas: a de Shiobhán (Kerry Condon), a irmã de Pádraic, que deseja sair da ilha, e a de Dominic (Barry Keoghan), jovem visto como tolo e que é espancado pelo pai policial.

Filme com cerveja no Oscar
Essa história e, principalmente, as atuações parecem ter encantado a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas. Foram, afinal, 9 indicações ao Oscar, apenas duas a menos do que Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, líder nesse quesito entre os concorrentes, e o mesmo número de Nada de Novo no Front.

Neste domingo, então, Os Banshees de Inisherin concorrerá às estatuetas de filme, direção (Martin McDonagh), ator (Farrell), ator coadjuvante (Gleeson e Keoghan), atriz coadjuvante (Condon), roteiro original, trilha sonora e montagem. No Globo de Ouro, foram três prêmios amealhados: melhor filme – musical ou comédia, melhor ator – musical ou comédia (Farrell) e melhor roteiro.

Um bar real
Banshees de Inisherin foi rodado na ilha irlandesa de Inishmore. Por lá, o set de filmagem foi construído, o que incluiu, claro, o pub onde se passa parte relevante da trama. O detalhe é que o espaço não foi uma mera locação, tendo funcionado para os moradores. Porém, acabou sendo demolido ao término das gravações.

Confira o trailer do “representante” da cerveja no Oscar de 2023:

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password