fbpx
breaking news New

Filme retrata história de homem que levou cerveja aos amigos no Vietnã

Zac Effron interpreta “Chick” Donohue em Operação Cerveja, novo filme do diretor de Green Book

Realizar uma operação, de modo individual, para levar cerveja a amigos que estão envolvidos na Guerra do Vietnã pelo Exército dos Estados Unidos. A história parece tão inverossímil que o clichê diz que deveria estar registrada em um livro ou em um filme. E está.

A questão, porém, é que o livro é autobiográfico. “The Greatest Beer Run Ever: A Memoir of Friendship, Loyalty, and War”, sem tradução para o português, tem John “Chick” Donohue e J. T. Molloy como autores. E acaba de ser adaptado para os cinemas por Peter Farrelly, em sua primeira produção desde que Green Book ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2019.

Leia também – Paulaner evita fechamento de fábrica da concorrente Oettinger na Alemanha

“Operação Cerveja”, hoje disponível no Brasil pelo streaming da Apple, reúne atores renomados de Hollywood, como Russel Crowe e Zac Effron, o personagem principal. Ele é “Chickie” Donohue, que se indigna com os protestos contra a Guerra no Vietnã enquanto seus vizinhos combatem – e morrem – no país asiático.

Como resposta aos atos, decide, em uma mesa de bar, levar apoio aos amigos que estão envolvidos no conflito. É assim, então, que nasce a Operação Cerveja, com Chickie se arriscando no Vietnã para encontrar seus vizinhos do bairro de Inwood, em Nova York, para presenteá-los com latinhas da bebida – no filme, os rótulos são de Pabst Blue Ribbon.

Veterano do Corpo de Fuzileiros Navais, Chickie tentou rastrear seis amigos que estavam no Vietnã. Lá, ele os surpreende com a inusitada – e perigosa – presença, chama a atenção com seus trajes de civil, se coloca em condições arriscadas e se transporta através de jipes e voos militares.

A história real, claro, tem suas adaptações para movimentar o roteiro e dar tons de conflito e redenção, especialmente envolvendo sua irmã e jornalistas que realizavam a cobertura da Guerra do Vietnã in loco para a imprensa dos Estados Unidos, como destaca o site History vs Hollywood. Mas a aventura que deu origem a Operação Cerveja é real e durou aproximadamente quatro meses.

Publicidade

Essa história atraiu o público em sua semana de estreia nos Estados Unidos. Operação Cerveja foi o décimo conteúdo mais visto no período nos streamings do país, sendo o líder no serviço da Apple.

Veja o trailer:

Peter Farrelly repete Green Book – e isso não é nada bom
Por Leandro Silveira

O ato de “pagar uma cerveja” a alguém é um gesto de cortesia e amizade com linguagem universal. Ele pode se dar para relevar um dia ruim, para agradecer ou mesmo como um pedido de desculpas. A premissa, portanto, de construir um filme a partir desse gesto, ainda mais tendo acontecido em uma guerra marcante como a do Vietnã, é ótima. Mas a execução, em Operação Cerveja, nem tanto.

No início de 2019, em uma decisão surpreendente, os membros da Academia do Oscar parecem ter preferido contemporizar: entre os extremos que representavam Roma e Pantera Negra, optaram por dar o prêmio de melhor filme para Green Book. Contemporização, aliás, bem questionável, inclusive pela premissa do filme: usar o sofrimento de um homem negro para levar um branco à “reveladora” descoberta de que o racismo é algo ruim.

Três anos depois, em sua primeira produção após a conquista do Oscar, Farrelly nos apresenta Operação Cerveja, mas que bem poderia ser chamado de Green Book 2. Afinal, em uma leve comédia, o diretor conduz o personagem interpretado por Zac Effron ao horror de uma guerra para entender que o conflito é ruim.

Farrelly, assim, busca ensinar ao público algo que ele já deveria saber. E, de acordo com os relatos oficiais, o faz com Chick através, principalmente, de um personagem que nem esteve envolvido na história real.

De qualquer forma, Operação Cerveja tem sua força especialmente pela realidade: aconteceu.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password