fbpx
breaking news New

Palmeiras x Chelsea: E se os finalistas do Mundial fossem estilos de cerveja?

palmeiras cerveja
Sommelier Rodrigo Sena compara Dudu, esperança do ataque do Palmeiras, com cervejas do estilo Munich Helles

Independentemente de quem faturar o título na final do Mundial de Clubes, marcada para este sábado, é certo que os torcedores de Palmeiras e Chelsea ao redor do planeta consumirão muita cerveja antes, durante e depois do jogo. Mesmo os derrotados que forem amantes desta bebida tão tradicional poderão recorrer ao produto enquanto lamentam a chance perdida. Já os vencedores terão um motivo mais do que especial para a ingestão deste “néctar” do universo etílico.

E se a decisão deste sábado, marcada para começar às 13h30 (horário de Brasília), em Abu Dabi, fosse entre estilos de cerveja? Quem venceria este confronto? Para começar a esquentar o importante duelo nos Emirados Árabes Unidos e promover um paralelo descontraído entre as cervejas mais apreciadas nos dois países e a forma de jogar das equipes finalistas do Mundial, o Guia ouviu o sommelier Rodrigo Sena.

Leia também – Palmeiras x Chelsea: Estilos ingleses de cerveja ainda são pouco explorados no Brasil

“Os dois times possuem estilos parecidos, não são de jogar o tempo todo no ataque. Nem Chelsea e nem Palmeiras fazem isso, mas são times bem agudos, que reforçam a defesa e o meio-campo para sair ao ataque em uma transição muito rápida. Tanto Chelsea quanto Palmeiras jogam muito bem neste estilo e possuem variações táticas dependendo do adversário e do jogo”, diz o especialista, em uma análise das equipes que serviu para justificar a comparação dos estilos de cerveja eleitos por ele como os mais identificados com as tradições de brasileiros e ingleses ao consumirem esta bebida.

“Como os estilos são muito parecidos entre os dois times, eu vou traçar um paralelo com estilos culturais de cerveja, do inglês padrão e do brasileiro padrão. Com toda certeza, no próximo sábado, nos pubs de Londres e de toda a Inglaterra, os torcedores do Chelsea assistirão ao jogo bebendo a tradicional cerveja inglesa, que é a Bitter. É uma cerveja leve, levemente tostada, com uma característica predominante de malte, onde a gente tem um suave amargor final e um finalzinho seco”, ressalta Rodrigo Sena. “É uma cerveja muito leve, que pode ser bebida em grande quantidade. E é a Top 1 na preferência dos ingleses. Então, para mim, o Chelsea tem a cara de uma English Bitter”, acrescenta o sommelier.

Publicidade

Já a cerveja para representar o Palmeiras e sua torcida de forma legítima é de um estilo conhecidíssimo do público brasileiro, a Standard Lager. “Aqui no Brasil, os torcedores do Palmeiras, com toda a certeza, vão estar em bares tomando a tradicional Standard Lager, que é uma variação da American Lager, sendo o estilo mais consumido no Brasil. E detalhe: em copo americano. E não tem nada de errado nisso, é uma questão cultural”, diz Rodrigo Sena.

Dudu “Munich Helles” x Lukaku “Quadruppel”
Consumindo uma Standard Lager ou uma Bitter, os torcedores de Palmeiras e Chelsea deverão estar atentos aos movimentos de Dudu e Romelu Lukaku, duas das maiores armas ofensivas dos clubes e autores de gols nas semifinais do Mundial. “De um lado você tem o Dudu, que é um jogador leve, rápido, que possui muita agilidade e muita habilidade na condução da bola. E do outro lado você tem o Lukaku, que é um pouco o oposto do que é o Dudu”, comenta o especialista.

Assim, ainda que ambos tenham grande poder de decisão, as características dos craques de Palmeiras e Chelsea indicam estilos bem diferentes. “Eu vejo o Dudu como uma cerveja leve, que você bebe rapidamente, em grande quantidade e que te satisfaz bastante. É como uma boa Munich Helles, que é uma cerveja clara, leve, tradicional na Baviera, muito consumida na Alemanha, claro, mas que no Brasil também passamos a consumir bastante. É uma cerveja, de corpo baixo, dourada, extremamente saborosa”, reforça o sommelier.

Rodrigo Sena também levou em conta o peso da nacionalidade de Lukaku para eleger um tradicional tipo de cerveja da Bélgica cujos atributos poderiam remeter ao perfil do atacante de 28 anos, que é motivo de grande preocupação aos defensores palmeirenses principalmente por causa do seu porte físico avantajado, proporcionado por 1,91m de altura e 103kg de peso, além do seu faro de gol.

“O Chelsea tem o Lukaku, com força física, presença de área e o detalhe de que ele é belga. É como uma cerveja da escola belga, que tem presença, força, potência, mas que apresenta também uma diversidade de sabores e entrega algo muito satisfatório para quem bebe, como é o caso da Quadruppel. É um estilo tradicional da escola belga, uma cerveja com corpo mais alto, bastante maltada, teor alcoólico mais alto e com uma intensidade muito forte de sabores”, enfatiza o sommelier.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password