Marca de material esportivo processa AB-InBev pelo nome Patagonia
Últimos destaques Novo

Marca de material esportivo processa AB-InBev pelo nome Patagonia

Marca de material esportivo tem sua própria cerveja orgânica e alega que AB estaria tentando confundir o consumidor

A marca de vestuário e equipamento esportivo de montanha Patagonia processou, no Estados Unidos, a AB-Inbev por colocar no mercado a sua marca de origem argentina também chamada Patagonia. Na acusação, a fabricante alega que a gigante da cerveja estaria não só pegando carona em um nome já consolidado, mas tentando se passar por ele.

Segundo a marca californiana, criada na década de 1970, a cervejaria teria tentado ligar a cerveja com sua imagem ecologicamente responsável ao propor que plantaria uma árvore para cada rótulo vendido. “É uma iniciativa que a Patagonia Inc. felicitaria, se não fosse pelo fato de a AB estar claramente tentando copiar nossa já famosa identidade de marca para confundir os consumidores”, diz o texto da ação judicial.

A questão fica ainda mais confusa porque a marca de material esportivo tem, de fato, sua própria linha de cervejas. A Long Root conta com uma Pale Ale e uma Witbier feitas em parceira com a cervejaria Hopworks Urban Brewery, de Detroit. Ambas seguem a “pegada” da marca. O próprio nome, “raiz longa”, se refere à característica dos insumos usados: todos orgânicos e regenerativos.

Já os grãos perenes de trigo Kerzna, desenvolvidos em parceria entre a marca e o Land Institute em 2016, têm, de fato, raízes mais longas. Elas permitem à planta triunfar sem auxílio de pesticidas e usando menos água do que o convencional. Além disso, previnem o solo contra erosão e podem remover mais gás carbônico da atmosfera.

Montanhas no rótulo

Nas latas, está estampado o logotipo da marca: silhuetas de montanhas da Cordilheira dos Andes, região que contempla áreas do sul da Argentina e do Chile. O mesmo visual exuberante das montanhas geladas é retratado nas embalagens da Patagonia da AB InBev.

“A AB está deliberadamente tentando tomar vantagem da boa vontade tremenda que a Patagonia Inc. e a Patagonia Provisions cultivaram em sua marca, e da reputação conquistada e construída nos últimos 40 anos como uma empresa dedicada à preservação ambiental. A AB chegou a criar um logotipo claramente semelhante à famosa silhueta de montanhas da Patagonia Inc., que apareceu constantemente por décadas em milhões de produtos”, acusa a marca.

Desde 2013 a AB tem o direito de explorar no mercado norte-americano a marca, pertencente à sua subsidiária argentina Quilmes. No entanto, somente em 2018 a Patagonia foi lançada nos EUA. Em nota enviada à CNN, a AB afirma que a companhia está “ciente da ação e acredita que ela não tenha fundamento”.


0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password