fbpx
breaking news New

Produção global de cerveja tem crescimento modesto em 2022; veja top 40

Participação das 40 maiores cervejarias do mundo representou 88,1% do volume fabricado no mundo

A produção mundial de cerveja teve um crescimento modesto em 2022, de acordo com o levantamento anual realizado pelo BarthHaas Group, uma das principais empresas de lúpulo do planeta. Houve aumento de 25 milhões de hectolitros, o que representa alta de 1,3% em relação a 2021, totalizando 1,89 bilhão de hectolitros. O relatório destacou que a maior parte dessa expansão se concentrou nas principais cervejarias.

Segundo o relatório, o ano de 2022 foi caracterizado pelo aumento da produção nas grandes cervejarias, enquanto as regionais tiveram mais dificuldade em compensar as perdas de volume sofridas durante a pandemia. O levantamento apontou que a participação das 40 maiores cervejarias do mundo no volume global subiu de 85,7% em 2021 para 88,1% em 2022.

Leia também – Após 3 meses de retração, produção de alcoólicas fecha 1º semestre em baixa

No segmento de cervejas artesanais, o ano de 2022 também foi marcado por algumas aquisições, como as compras, nos Estados Unidos, da Stone Brewing pela japonesa Sapporo Breweries e do Canarchy Group pela fabricante de bebidas Monster.

Também houve movimentação das multinacionais cervejeiras. O Grupo Heineken passou a deter participação majoritária no United Breweries Group, na Índia, bem como do Grupa Zywiec, na Polônia, e da Namibia Breweries. A Diageo vendeu a cervejaria etíope Meta Abo para o Groupe Castel. Já a empresa dinamarquesa Royal Unibrew adquiriu uma participação majoritária na norueguesa Hansa Borg.

A lista das 40 maiores cervejarias continua liderada pela AB Inbev, seguida pelo Grupo Heineken. No entanto, a chinesa Snow Breweries subiu para a terceira colocação, ultrapassando a Carlsberg. E o Grupo Petrópolis permaneceu na 12ª posição, mesma posição ocupada em 2021.

Publicidade

O Top 40 teve duas novas inclusões em relação a 2021, com a venezuelana Polar em 37º lugar e a belga Martens na 40ª colocação, substituindo a United Breweries Group e a alemã Veltins.

Crescimento por continente e país
Em relação ao crescimento por continente e país, os cinco principais países produtores de cerveja – China, Estados Unidos, Brasil, México e Alemanha – tiveram uma queda na participação na produção mundial, que caiu para 49%.

A Ásia teve um crescimento de 8,3 milhões de hectolitros, com destaques para Índia, Tailândia e Coreia do Sul. A África registrou o maior aumento proporcional de todos os continentes, com um acréscimo de 6,6 milhões de hectolitros, impulsionado por África do Sul e Etiópia.

As Américas tiveram um aumento de 6,1 milhões de hectolitros na produção, com destaque para México e Brasil. No entanto, os Estados Unidos apresentaram recuo de 10,1 milhões de hectolitros.

Apesar de uma queda relevante na produção na Ucrânia, a Europa registrou um aumento na fabricação de cerveja em 2022, de 3 milhões de hectolitros, com destaques para Espanha e Alemanha.

Desafios da pesquisa
O relatório destaca os desafios enfrentados na obtenção de dados precisos de produção de cerveja em alguns países, citando a dificuldade em obter números exatos e a existência de discrepâncias entre diferentes fontes.

“Os volumes de produção aqui, que em alguns casos são estimativas, estão baseados em um exame minucioso de todos os dados disponíveis e em nosso próprio julgamento”, diz.

Esse fato levou a uma revisão dos números de produção de cerveja em 2021, resultando em um volume total corrigido de 1,87 bilhão de hectolitros, 6 milhões a mais do que o originalmente relatado.

Confira abaixo as 40 maiores cervejarias do mundo em 2022, de acordo com o relatório do BarthHaas Group:

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password