fbpx
breaking news New

Heineken une forças com Pernod Ricard em projeto sobre malte de cevada

Na Irlanda, cerca de 2 mil agricultores trabalham na produção de 300 mil toneladas de grãos anualmente

Dois pesos pesados da indústria de bebidas decidiram unir forças. Na Irlanda, o Grupo Heineken e a Pernod Ricard, através da Irish Distillers, fecharam um acordo, válido por três anos, para colaboração e compartilhamento de conhecimento em apoio ao cultivo sustentável de cevada para produção de malte.

O projeto-piloto irlandês visa ajudar os agricultores na adoção de práticas regenerativas em suas fazendas. O aprendizado será implementado globalmente no futuro, incluindo informações sobre o impacto ambiental das medidas adotadas, que serão compartilhadas e aproveitadas por ambas as empresas para definição de estratégias de sustentabilidade envolvendo outras matérias-primas.

Leia também – Grupo Petrópolis expande produção de lúpulo com plantio em Uberaba

O objetivo da iniciativa, de acordo com as companhias, é apoiar a transição de cada fazenda para a agricultura regenerativa e compartilhar esse conhecimento com outros agricultores. Na Irlanda, cerca de 2 mil agricultores trabalham na produção de 300 mil toneladas de grãos anualmente em uma área de 45 mil hectares.

O projeto buscará melhorar as condições do solo e a retenção de carbono, aumentar a biodiversidade, melhorar a qualidade da água e os meios de subsistência dos agricultores por meio da adoção de uma série de práticas agrícolas regenerativas, incluindo minimizar a perturbação do solo, aumentar a diversidade das culturas e a cobertura do solo, mantendo as raízes vivas durante todo o ano e reduzindo o uso de produtos químicos.

Como parte do projeto, a Earthworm medirá várias métricas nas fazendas participantes, como cobertura do solo, utilização de fertilizantes, absorção de água e lucratividade. Um relatório detalhando o desempenho de cada fazenda em relação aos indicadores definidos, bem como as áreas de melhoria, será compartilhado com cada produtor para que o impacto das novas práticas agrícolas possa ser avaliado. Um documento anual também será disponibilizado ao público para acompanhar o progresso, além de compartilhar aprendizados e melhores práticas. E um incentivo financeiro será fornecido aos agricultores para apoiar o custo da implementação e dos experimentos nos campo.

O Grupo Heineken destaca que a iniciativa na Irlanda está em consonância com os objetivos da companhia de reduzir as emissões de carbono, como definido através de suas metas de sustentabilidade, como ressalta Avril Collins, diretora de assuntos corporativos da Heineken Ireland.

“A Heineken é uma das primeiras cervejarias globais a fazer uma promessa de emissões líquidas zero de carbono em toda a cadeia de valor até 2040 e trabalhar com a fonte de nossos principais ingredientes é a chave para entender como podemos atingir essa meta, pois a agricultura representa 33% de nossa pegada global”, diz Avril, apontando que a companhia já tem obtido bons resultados em suas iniciativas.

“Nos últimos 2 anos, a Heineken desenvolveu um programa global de agricultura de baixo carbono. Os pilotos deste programa em 2021 mostram uma redução média de 25% de CO2 e um aumento de 40% no sequestro de CO2 durante o processo agrícola”, acrescenta.

A executiva da Heineken na Irlanda acredita que a parceria com a Pernod Ricard na Irlanda deve contribuir para a melhoria desses resultados iniciais.

“Estamos muito satisfeitos por estarmos levando essa iniciativa mais a fundo na Irlanda, para analisar vários parâmetros de condição do solo, água e biodiversidade, buscando entender completamente o impacto e onde a mudança pode ser feita. Apreciamos muito que esta jornada exija que muitos jogadores trabalhem juntos, por isso estamos muito satisfeitos em fazer parceria com nossos colegas da Irish Distillers”, diz Avril.

Ao lado da Guinness, o Grupo Heineken lidera o mercado cervejeiro da Irlanda. Para isso, também fez aquisições de peso, como da Murphy’s Brewery, em 1983, e da Beamish & Crawford, em 2008.

A Pernod Ricard, de origem francesa e com um portfólio que inclui o uísque Chivas Regal, o gin Seagram’s e a vodca Orloff, também possui participação relevante no mercado de bebidas alcoólicas da Irlanda, um status conquistado após a aquisição da Irish Distillers em 1988. A empresa também teve participação fundamental na internacionalização do uísque irlandês Jameson.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password