fbpx

Negros estão subrepresentados nas cervejarias de todas as regiões do Brasil

Os profissionais negros estão subrepresentados nas cervejarias de todas as regiões e portes no Brasil. A informação é da pesquisa “Participação de pessoas negras na indústria da cerveja”, realizada pelo Guia e disponível no link.

O levantamento apontou que 30% dos funcionários das cervejarias são negros, contra um contingente de 56%, de acordo com o último Censo realizado pelo IBGE.

A participação é até maior em três regiões do país – Norte (59%), Nordeste (49%) e Centro-Oeste (46%) –, mas em nenhuma delas o índice está dentro da distribuição dos negros em suas respectivas populações, que são de mais de 60% em todas elas.

As disparidades se estendem às regiões com maior concentração de cervejarias no Brasil: Sudeste e Sul.

Nestas, a presença de negros é de 25% e 14%, respectivamente, em comparação com os índices de 48% e 26% do Censo mais recente.

Publicidade

Além disso, o estudo revela que o índice de 30% de profissionais negros nas cervejarias se mantém consistente em diferentes níveis de produção. Enquanto as nanocervejarias registram 29% de negros em suas equipes, as microcervejarias atingem 34%, e as pequenas cervejarias mantêm 30%. No entanto, o número cai para 18% entre as médias e grandes cervejarias participantes do levantamento.

O resultado chama atenção, pois enquanto nano e microcervejarias contam com estruturas e equipes enxutas, a realidade nas pequenas, médias e grandes cervejarias é diferente. Com times maiores e maior impacto no setor, elas têm, portanto, um caminho a percorrer em busca de equipes mais diversas.

Ausência total de negros
A pesquisa do Guia também mostrou que 31% das cervejarias não contam com sequer um profissional negro em suas equipes. O índice chega a 47% nas nanocervejarias, que têm, em média 4,6 funcionários, em um sinal de que o empreendedorismo ainda é algo distante para uma grande parcela da população negra dentro da cerveja artesanal brasileira.

Ao analisar as regiões, a pesquisa revela que 64% das cervejarias do Sul não possuem negros em suas equipes, enquanto o índice é de 30% no Sudeste e 20% no Centro-Oeste.

A pesquisa
“Participação de pessoas negras na indústria da cerveja” é uma pesquisa quantitativa, tendo sido realizada por meio de questionário online, com respostas coletadas em setembro de 2023, envolvendo a participação de 129 donos ou administradores de cervejarias das cinco regiões do Brasil.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password