Metade dos bares do Rio tem dívidas, mas 1 de cada 3 contratará no 2º semestre

Metade dos bares do Rio de Janeiro possui dívidas em atraso, de acordo com uma pesquisa realizada no mês passado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ). Os impostos federais são a principal causa dos débitos vencidos.
O levantamento da Abrasel RJ mostra que 82% dos bares do Rio com dívidas devem impostos federais, tais como Imposto de Renda, PIS/Cofins e parcelas do Simples Nacional. Além disso, 62% desses estabelecimentos possuem débitos em atraso com impostos estaduais.
Leia também – Samba, cerveja e futebol: Pabst lança coleção de latas da Mancha Verde
Segundo a pesquisa, 29% dos bares e restaurantes com dívidas têm encargos trabalhistas em atraso, 33% devem taxas municipais, 24% acumulam dívidas com serviços de água, luz, gás e telefonia, 22% possuem débitos com fornecedores de insumos e outros 22% estão com o aluguel atrasado.
Apesar do cenário desafiador, a pesquisa também aponta sinais de melhoria e otimismo entre os bares e restaurantes do Rio de Janeiro. Em maio, houve uma redução no número de estabelecimentos operando no prejuízo, de 23% para 21% em relação ao levantamento anterior, e um aumento nas empresas com lucro, de 36% para 39% em abril, além de um aumento na estabilidade, de 36% para 39%. “Ainda há um longo caminho pela frente, e precisamos de um ambiente de negócios mais saudável e previsível”, diz Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ.
O estudo também revela que uma parcela significativa dos bares do Rio de Janeiro pretende reforçar suas equipes ao longo do segundo semestre: 33% planejam realizar contratações, 52% pretendem manter seus quadros e apenas 7% relatam a intenção de realizar demissões.
“A maioria das empresas está optando por se ajustar às circunstâncias e planejar para um futuro mais forte”, diz Hermeto. “Isso inclui investimentos em seus funcionários, com 37% realizando reajustes acima da convenção coletiva e 93% oferecendo oportunidades de primeiro emprego e treinamento interno”, acrescenta o presidente da Abrasel RJ.
0 Comentário