fbpx
breaking news New

Femsa faz venda bilionária e deixa de ter participação acionária na Heineken

Empresa do setor de engarrafamento de bebidas chegou a ter 20% das ações do grupo cervejeiro

A Femsa, conhecida mundialmente por ser a principal engarrafadora da Coca Cola, se desfez da sua participação no Grupo Heineken. A empresa mexicana anunciou ter lançado uma oferta de cerca de 3,3 bilhões de euros em ações da Heineken NV e da Heineken Holding NV, e uma oferta adicional simultânea de até 250 milhões de euros em títulos permutáveis ​​por ações da cervejaria holandesa com vencimento em 2026.

De acordo com comunicado divulgado pela Femsa, as ações negociadas representam 5,9% da participação conjunta do Grupo Heineken. E a própria companhia de origem holandesa comprou uma parcela de 10% ações que foram colocadas à venda pela empresa mexicana.

Leia também – Após impasse de 2 anos, Heineken inicia obra de 1ª fábrica em Minas

Em comunicado, o grupo explicou ter adquirido 2,5 milhões de ações ao preço de 92,75 euros, ao total de 235 milhões de euros, e cerca de 1,3 milhão de ações da Heineken Holding NV por 77,25 euros por ação, somando 98 milhões de euros. E isso provocou um investimento agregado de 333 milhões de euros.

“A Heineken observa que, após a conclusão da compra, a Femsa não mais deterá nenhuma ação da Heineken e da Heineken Holding NV, exceto pelas ações da Heineken Holding NV subjacentes a seus títulos permutáveis”, afirma o Grupo Heineken.

Uma iniciativa parecida havia sido realizada pela Femsa em fevereiro, quando fez outra negociação de títulos e ações, então de 3,5 bilhões de euros. Em conjunto, naquele momento, anunciou que a negociação fazia parte da estratégia da companhia mexicana de vender todas as suas ações na cervejaria, que correspondiam, à época, a uma participação de 14%, com o intuito de pagar dívidas e realizar investimentos em outras áreas, além de deixar seus assentos no conselho da companhia.

Naquela oportunidade, a própria Heineken fez uma recompra de ações, investindo um valor agregado de aproximadamente 1 bilhão de euros. Além disso, o magnata norte-americano Bill Gates aproveitou a oferta de títulos para adquirir uma participação de 3,76% na cervejaria de origem holandesa.

Quem é a Femsa?

Multinacional com um grande portfólio, a Femsa foi fundada em 1890, na Cidade do México. Com várias divisões de negócios, a mais conhecida é a Coca-Cola Femsa, a maior engarrafadora de produtos da gigante das bebidas no mundo, tendo grande presença na América Latina, incluindo a distribuição dos produtos.

A Femsa Comercio opera uma das maiores cadeias de lojas de conveniência da América Latina, a Oxxo, que, inclusive, tem aumentado exponencialmente a sua participação no mercado brasileiro. A companhia também conta com uma fintech e uma rede de postos de gasolina. Em 2010, havia adquirido 20% das ações do Grupo Heineken.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password