fbpx
breaking news New

Copa Cerveja: Rio Negro é Best of Show e melhor microcervejaria do Norte

Jurados distribuíram 20 medalhas, sendo sete de ouro, na competição realizada em Belém

A Rio Negro foi a principal vencedora da etapa do Norte da Copa Cerveja Brasil, evento promovido pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) que passa pelas cinco regiões do país. Na cerimônia de premiação, realizada nesta sexta-feira, em Belém, a marca de Manaus teve a cerveja Best of Show da competição, assim como foi eleita a melhor microcervejaria. A Louvada, de Porto Velho, e a paraense Cabôca também se destacaram na disputa

A cerimônia de premiação ocorreu na cervejaria Cabôca, onde 20 medalhas foram distribuídas, incluindo sete de ouro na disputa que reuniu 20 cervejarias, um número relevante já que o Norte do Brasil possui 36 fábricas registradas no Ministério da Agricultura, de acordo com a versão mais recente do Anuário da Cerveja.

Leia também – Conheça as 10 finalistas entre as 237 inscritas do Lata Mais Bonita do Brasil

A Rio Negro ganhou destaque com sua Belgian Blond Ale, que foi considerada a melhor entre todas as cervejas da região Norte, conquistando a medalha de ouro na categoria “Best of Show”. A Cabôca ficou com a prata nesta categoria, graças à sua Juicy IPA, Guajará Ciclon, enquanto a Louvada, de Porto Velho, levou o bronze com sua German Pilsner. Esses resultados garantiram ao trio a participação na próxima edição da Copa Cervezas de Américas.

A competição é organizada pela Abracerva e conta com etapas regionais voltadas para marcas das respectivas localidades. A Copa Cerveja Brasil avalia as cervejas por estilos, seguindo os padrões dos guias internacionais, e o somatório das medalhas determina as melhores cervejarias, levando em consideração a capacidade produtiva e o perfil de atuação.

E além da Best of Show, a Rio Negro conquistou o título de melhor microcervejaria, destinado às marcas que produzem até 600 mil litros anualmente. Para isso, conquistou quatro medalhas na disputa por estilos, sendo duas de ouro e duas de prata. O prêmio de melhor cervejaria na premiação promovida pela Abracerva ficou com a Louvada, pelos dois ouros e um bronze assegurados pela sua unidade de Porto Velho.

A Araguaia, de Marabá (PA), foi reconhecida como a melhor cigana da região Norte. A marca conquistou uma prata e um bronze. Anfitriã da premiação, a Cabôca também se destacou na disputa, tendo levado duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

“A região Norte é, segundo o anuário do MAPA, a que tem a menor quantidade de indústrias, mas, em compensação, foi a que mais cresceu de 2021 para 2022. Além disso é também uma das mais criativas, com frutas como ingredientes que conferem sabores e características únicas,” avalia o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

Anteriormente, a Copa Cerveja Brasil já havia realizado etapas no Sudeste, em Vitória, no Nordeste, em Salvador e no Centro-Oeste, em Brasília. Com quatro eventos, já acumula a avaliação de 731 rótulos, resultando na distribuição de 219 medalhas, de acordo com seus organizadores.

A competição agora seguirá para a região Sul, em Curitiba, onde a premiação está prevista para 24 de novembro, depois culminando na grande final nacional em São Paulo. A cerimônia na capital paulista reunirá todas as cervejarias premiadas nas disputas regionais.

Os vencedores de medalhas de ouro na final receberão inscrições gratuitas para o World Beer Cup de 2024, um dos concursos mais prestigiados do mundo, realizado nos Estados Unidos pela Brewers Association, a associação de cervejas artesanais e independentes do país.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password