fbpx
breaking news New

O que se fez com o discurso de diversidade no setor? Especialistas debatem

Tema da inclusão tem perdido espaço nos debates e ações dentro do segmento

Os temas da inclusão e da diversidade, urgentes na sociedade e em todos os seus braços, parecem ter ficado em segundo plano no setor de cervejas artesanais. A avaliação foi apresentada por especialistas ouvidos pela reportagem do Guia, que apontaram pouca movimentação nesse sentido dentro do segmento, citando apenas alguns eventos como exceção à regra, mas, ainda assim, questionando o impacto que isso venha provocando.

O cenário é visto quase como um ocultamento, em que ao não se falar de uma temática, se acredita que ela não exista. É, assim, um refluxo sobre o que se deu em anos recentes, quando ao se tornarem públicos casos de racismo, machismo e outros preconceitos, a reação do segmento foi colocar o assunto em pauta.

Leia também – 24 opções de cursos cervejeiros para o primeiro semestre de 2023

No entanto, passada a indignação inicial, o tema deixou de ser visto como prioridade, com ações pontuais e isoladas sendo exceções. “Não vi muitos exemplos de inclusão e aceitação da diversidade no mercado cervejeiro. Aliás, essa questão que foi muito premente durante a pandemia, tendo suscitado grandes discussões, caiu em um limbo, em minha opinião. É como se ao se fazer silêncio sobre essa pauta, ela passasse a não existir mais”, afirma a sommelière de cervejas e jornalista Fabiana Arreguy.

Para Leandro Sequelle, idealizador da Graja Beer, muitas marcas misturaram uma causa tão importante quanto a inclusão e a diversidade, com iniciativas de marketing, que em sua essência pouco ajudaram quem é marginalizado da sociedade e mesmo dentro do segmento das artesanais.

“Pouco se aprendeu socialmente com o passado, e no mercado isso não é diferente. Muitas das pautas foram usadas para ganhar ‘like’. Mas quem sofria racismo, machismo, homofobia, para os que vivem nas margens sociais (como nós), que precisam pensar duas vezes antes de comprar uma cerveja ou pagar um boleto, as mudanças foram muito tímidas”, diz.

Publicidade

Essa suposta paralisia atual, no entanto, é vista sob a perspectiva das etapas de uma luta entre antagonismos da sociedade, que se reflete dentro do setor de cervejas artesanais, como argumenta Cilene Saorin, diretora da Doemens Akademie no Brasil.

“Sempre há avanços quando há luta. A sociedade brasileira é marcadamente diversa e plural em suas etnias, miscigenação, pensamentos e filosofias de vida. Na mesma medida, a sociedade brasileira é marcadamente machista, misógina, racista, homofóbica, etarista, entre outros cabrestos. A comunidade cervejeira é apenas um recorte desta mesma sociedade”, argumenta.

Eventos mais inclusivos
Os avanços necessários podem vir, também, da renovação do setor cervejeiro. Olhando para a retomada dos eventos no setor, algo que ganhou força especialmente a partir do segundo semestre, a sommelière Bia Amorim tem enxergado boas novidades nas caras novas que atuam no segmento e vêm aparecendo nesses encontros, em sua visão, mais diversos.

“Em todos os eventos cervejeiros que eu fui, vi e conheci diferentes pessoas. Sinto que tem gente nova chegando. Mas não vi grandes projetos, como em 2021. Fico entre achar que as coisas estão melhorando, porque vão se normalizando, mas, no fundo mesmo, podia ter acontecido muito mais”, diz.

Sequelle também pondera que eventos voltados às cervejarias artesanais vêm abrindo portas para a diversidade em suas edições mais recentes. Mas aponta que comentários preconceituosos voltaram a ser feitos por algumas pessoas, novamente à vontade para os expelirem, pela ausência de uma onda antirracista.

Há mais inclusão nos eventos. Há mais pessoas chegando, mas as oportunidades ainda não refletem mudanças. Inclusive, devagarinho aquele cheiro de fumaça que vem quando as piadas racistas voltam a mesa de bar está exalando

Leandro Sequelle, idealizador da Graja Beer

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password