fbpx
breaking news New

Ex-funcionários acusam BrewDog de adotar cultura do medo; Marca promete mudar

Responsáveis pelo documento afirmam que campanhas publicitárias da BrewDog estariam muito distantes da realidade

Uma das mais cultuadas marcas do segmento de artesanais, a escocesa BrewDog passa por uma crise envolvendo queixas pelo tratamento dado aos contratados. Recentemente, 60 ex-funcionários que expuseram seus nomes e outros 45 de modo anônimo publicaram uma carta aberta em que relatam suas reclamações. Co-fundador e CEO da marca escocesa, James Watt se desculpou publicamente e anunciou mudanças na empresa.

As denúncias foram divulgadas em um texto intitulado Uma Carta Aberta à BrewDog. “No rastro do seu sucesso, há pessoas esgotadas, com medo e miseráveis. A verdadeira cultura da BrewDog é, e aparentemente sempre foi, o medo”, afirma o documento.

Leia também – AB InBev desenvolve garrafa long neck de 150g e diz ser “a mais leve do mundo”

“O crescimento, a todo custo, sempre foi percebido como o foco número 1 da empresa, e o combustível que você usou para alcançá-lo é polêmico. Ser tratado como um ser humano, infelizmente, nem sempre foi um dado para aqueles que trabalham na BrewDog”, acrescenta.

De acordo com o documento, muitos funcionários da BrewDog concordam com as reclamações, mas evitaram assinar o texto sob o temor de sofrerem retaliações. “Um número significativo de pessoas admitiu ter sofrido de doença mental como resultado de trabalhar na BrewDog, e que assiná-lo os deixaria extremamente vulneráveis.”

Os responsáveis pelo documento afirmam, ainda, que as campanhas publicitárias da BrewDog estariam muito distantes da realidade enfrentada pelos funcionários no cotidiano da empresa. “Mentiras, hipocrisia e engano podem ser ferramentas úteis. Campanhas de relações públicas repetidas continuamente no LinkedIn – até que você realmente acredite nelas – são boas para aumentar a conscientização, e se alguém questionar a validade de suas afirmações, você pode simplesmente seguir para a próxima campanha.”

O documento também assegura que alguns anúncios de ações pela BrewDog foram fraudes e não aconteceram, além de acusar, por exemplo, que mulheres têm dificuldades em obter licença maternidade ao contrário do que é apregoado publicamente pela cervejaria.

“Quantas vezes mais veremos as histórias sobre o envio de cerveja de protesto para a Rússia (você não fez), James e Martin mudando seus nomes para Elvis (eles não mudaram), premiando um Funcionário do Mês por uma lata com palavrões (que não foi um acidente e foi realmente aprovado para impressão por James), ou oferecendo licença maternidade (que muitas funcionárias simplesmente nunca têm permissão para tirar)?”, enumera a carta.

Os ex-funcionários da BrewDog questionam, ainda, o discurso público de combate às emissões de carbono, lembrando casos em que houve desperdício de recursos pelo comando da cervejaria. No ano passado, a marca anunciou um conjunto de investimentos em sustentabilidade que soma 30 milhões de libras, além da promessa de plantar uma floresta para remover da atmosfera duas vezes o volume de carbono emitido globalmente por suas fábricas e redes de pubs.

Publicidade

“Hoje em dia, você afirma que deseja salvar o planeta – uma missão admirável, mas um pouco prejudicada quando você olha para trás, ao longo de anos de projetos vaidosos. Fretar voos pelo Atlântico que tiveram que ser preenchidos com funcionários para justificar sua continuação? Preparar um Saison ‘ecológica’ com água de geleira (metade da qual foi despejada no ralo) para que os lucros pudessem ir para a caridade (mas somente depois que a doação foi reduzida porque era muito)? Esperamos que o uso de um jato particular tenha terminado, mas não nos surpreenderia se não acabasse”, completa o documento.

Resposta
Cofundador da BrewDog, James Watt publicou um texto em seu perfil no Linkedin em que se desculpou e assumiu a responsabilidade pelas reclamações. “A carta que ex-colegas nos escreveram é 100% minha culpa. A todos os signatários e a toda a nossa equipe e comunidade que foram afetados pela carta, sinto muito”, aponta no texto intitulado O Caminho à Frente para a BrewDog.

O CEO da BrewDog disse que vai contratar uma agência independente para ajudar na revisão das práticas dentro da empresa. “Estamos muito próximos de nomear uma agência independente para conduzir uma revisão de nossa cultura e práticas de pessoal para garantir que possamos fazer mudanças positivas e inclusivas em todos os níveis de nosso negócio.”

Watt ainda prometeu uma revisão estrutural na equipe da BrewDog. “Estamos conduzindo uma revisão completa com cada chefe de departamento das estruturas de equipe nas próximas semanas, para identificar os principais pontos fracos e para colocar um plano em prática para fornecer recursos adequados para essas áreas”, acrescenta.

Ele prometeu, ainda, que a BrewDog vai adotar uma revisão salarial já no próximo mês. “Nossa revisão salarial anual de janeiro foi adiada como resultado do impacto contínuo do lockdown da Covid-19 no início do ano. Estamos agora agendando para que isso aconteça, com o objetivo de que haja mudanças em vigor para o dia 1º de julho.”

O texto de Watt também sugere a adoção de outras medidas, como pesquisas com os funcionários que se desligaram nos últimos 12 meses, formação de um grupo representativo de funcionários e desenvolvimento e treinamento de carreira.

A BrewDog
Fundada em 2007, a BrewDog tem uma das artesanais mais famosas do mundo, a Punk IPA, considerada a mais vendida do segmento no Reino Unido, estando presente em diversos países, incluindo o Brasil. A empresa tem as ações de marketing como um aspecto fundamental do seu negócio, atuando a favor de causas progressistas, como os direitos LGBTQIA+ e o combate à crise climática.

A Brewdog já vendeu 22% da sua participação para um fundo de private equity. Também possui parcela do seu público como “pequenos acionistas”, após participação em um crowdfunding. As estimativas são de que a cervejaria escocesa tenham mais de 2 mil funcionários, com vendas anuais de 215 milhões de libras.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password