fbpx
breaking news New

Adeus à revolucionária: Ousadia de Rita Lee rendeu cerveja criada por mulheres

Talento, irreverência e trajetória da cantora motivaram criação de Red Ale pela Ouse Beer

Foi preciso muita ousadia para ser Rita Lee. Falecida nesta terça-feira, aos 75 anos, a cantora contou com seu talento e sua postura libertária para conquistar um espaço raro na música e, principalmente, no rock do Brasil para as mulheres, o que garantiu tanta identificação com o público que lhe rendeu uma homenagem, eternizando Rita Lee em uma cerveja.

Sem se prender a classificações, ela transitou na sua carreira do rock psicodélico ao pop grudento das rádios, passando de raspão pela MPB e sendo a mais importante mulher do rock brasileiro. Paulistana, foi, como dito por Caetano Veloso, “a mais completa tradução” de São Paulo, também tendo cantado que “nem toda brasileira é bunda”.

Leia também – 41% das cervejarias seguem com faturamento abaixo do nível pré-pandemia

Ocupando um lugar raro para mulheres, inspirou outras daquelas que buscam espaço no segmento cervejeiro, que se lembraram dela na criação de uma das suas bebidas. Surgida em meio à pandemia, como uma ideia de quatro mulheres, se sentiu “ousada em entrar num mercado dominado por homens”. E decidiu homenagear mulheres ousadas em seus rótulos.

A primeira cerveja, então, uma Red Ale, lançada em 2021, recebeu o nome de Rita, para reconhecer a importância de Rita Lee, conectando a cerveja com essa mulher ousada, de cabelo vermelho e que conquistou seu espaço no universo da música, marcadamente masculino, assim como é o ambiente da cerveja.

“Quando começamos a produzir, buscamos por muito tempo uma inspiração pra nossa primeira ousada, dentre vários nomes, escolhemos você! Um ser de luz, de cores, de vida e de muita ousadia. Buscamos inspiração na cor dos seus cabelos pra nossa Red Ale, buscamos a inspiração na força de uma mulher que nunca abaixou a cabeça e que seguiu plenamente ousando na sua trajetória. Gratidão por tanto, Rita Lee”, publicou a Ouse Beer em seu perfil no Instagram.

Publicidade

A cerveja, assim, homenageia a trajetória única de Rita Lee, iniciada ao lado dos irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista. Com eles, não apenas formou uma das mais inventivas bandas da história da música, como protagonizou um papel raro: a de vocalista principal de uma banda de rock, um espaço, ainda hoje, praticamente inabitável para as mulheres.

Depois, sem a mesma psicodelia dos irmãos Baptista, ao lado de quem eternizou músicas como Ando Meio Desligado, seguiria à frente de uma banda, mas agora com seu nome já aparecendo: Rita Lee & Tutti Frutti – e uma boa dose de humor. Foi ali que surgiram clássicos como Jardins da Babilônia e Agora Só Falta Você.

O rock seria, depois, trocado pelo pop romântico, demonstrando como Rita Lee tinha multifacetas. E ao lado do eterno companheiro Roberto de Carvalho, veio, de vez, a explosão para as massas, com a cantora pop e de muitos temas de novela: Lança Perfume, Mania de Você, Banho de Espuma, Desculpe o Auê e muito, muito mais. Na carreira solo – ou em muitas parcerias –, muitos outros clássicos surgiram, como Esse Tal de Rock Enrow, Baila Comigo e Doce Vampiro.

Da criatividade do tropicalismo às canções populares, exibiu irreverência e deboche para encarar um Brasil careta e cinza. Assim, quebrou barreiras e conquistou espaços, como muitas mulheres ainda buscam fazer no meio cervejeiro do Brasil, em uma realidade que a Ouse Beer quis retratar ao lembrar de Rita Lee em uma das suas criações, mesmo sendo cuidadosa em não utilizar diretamente referências à artista, que expôs, de modo corajoso, ter sofrido problemas com o álcool.


Além de homenagear Rita Lee, a Ouse Beer também possui outros três rótulos: Lélia (Gonzalez, pioneira nos estudos sobre a cultura negra no Brasil), Tina (Valentina Tereshkova, primeira mulher a ir para o espaço) e Marta (melhor jogadora da história do futebol feminino).

Novas homenagens devem surgir, enquanto a Ouse Beer, marca cigana do Rio de Janeiro, espera ver as mulheres conquistando mais espaço no setor da cerveja artesanal, como Rita Lee sacudiu o universo musical do Brasil.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password