fbpx
breaking news New

Augusto Balieiro, fundador da Walfänger, morre aos 65 anos; veja homenagens

Empresário fundou a sua cervejaria em 2012, em Bonfim Paulista, e também atuou na organização de eventos

O setor cervejeiro brasileiro perdeu um importante empreendedor. Augusto César Balieiro, sócio-proprietário da Cervejaria Walfänger e um dos idealizadores do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto (SP), faleceu no início da madrugada de quarta-feira (21). Ele também era diretor do bar Seo Tibério, localizado no estádio Santa Cruz, do Botafogo-SP.

Augusto Balieiro tinha 65 anos e era casado com Ana Vera Balieiro, também deixando os filhos Raoni e Caio, que trabalhavam com ele na operação da Walfänger. “O dia amanheceu chuvoso como se Ribeirão Preto se despedisse conosco do homem que foi muito mais do que um patriarca para nossa família. Esposo, pai, avô, fundador da Walfänger, idealizador do Polo Cervejeiro e alicerce dos nossos sonhos. Não há palavras que expressem o quanto somos e seremos eternamente gratos aos ensinamentos que fundamentaram nossa família nos 65 anos em que tivemos a honra de sua presença constante, e ajudaram a construir a sociedade cervejeira de Ribeirão Preto”, publicou a Walfänger em seu perfil no Instagram.

Leia também – Argentina domina South Beer Cup em Ribeirão e Walfänger é o destaque brasileiro

Em contato com a reportagem do Guia, Caio, um dos filhos de Augusto Balieiro e sócio-diretor da Walfänger, prometeu dar sequência aos sequência aos sonhos do pai no setor cervejeiro. “Tive muita sorte de tê-lo como pai, mentor e sócio. Ele foi muito importante na minha vida e na vida de muita gente. O legado dele vai continuar. Vamos levar os ensinamentos dele para sempre e fazer o que ele sempre sonhou”, diz.

A sommelière de cervejas Bia Amorim destacou a importância de Augusto Balieiro para o setor cervejeiro de Ribeirão Preto e para os eventos na cidade e região. Na sua trajetória, ele também participou da organização de feiras como Fenasucro e Agrocana.

Augusto Balieiro foi um empresário muito importante para a cidade de Ribeirão Preto. Antes da cerveja, movimentou o mercado de eventos e depois, construiu com os filhos, a cervejaria Walfänger no distrito de Bonfim Paulista (SP). Com um olhar muito focado nos negócios, foi um dos fundadores do Polo Cervejeiro de Ribeirão e trouxe muitos benefícios para o setor cervejeiro da região. Esposo, pai e avô querido, deixa um grande legado com suas histórias e as cervejas. Um brinde ao Augusto

Bia Amorim, sommelière de cervejas

A morte de Augusto Balieiro provocou manifestação de pesar, através de nota, do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira. “É com imenso pesar que recebo a notícia de falecimento do empresário e amigo, Augusto Balieiro. Fundador da Cervejaria Walfänger e diretor do Seo Tibério, ícones da nossa Ribeirão Preto, deixa um legado de grande importância para construção da nossa história”, diz, citando o legado deixado pelo fundador da Walfänger.

“Balieiro foi responsável pela aprovação do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto o que permitiu aos pequenos e médios produtores de Ribeirão Preto ter acesso a linhas de crédito, redução de alíquotas e incentivo à estrutura e promoção da atividade. Assim, contribuiu para a movimentação da economia, geração de oportunidade e para levar o nome da nossa cidade para o restante do país. Nesse momento de dor, aos familiares deixo meu profundo sentimento”, acrescenta.  

O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto é um órgão ligado à Acirp, a associação comercial e industrial da cidade, reunindo cervejarias artesanais da região, com o intuito de promover eventos e fomentar o setor no interior paulista. E lamentou a perda de um dos seus idealizadores.

“Augusto Balieiro, fundador da cervejaria Walfänger, contribuiu para o fortalecimento da cultura cervejeira em nossa região. Além de fundar uma cervejaria mundialmente reconhecida pela qualidade exemplar, Augusto foi um dos principais responsáveis pela aprovação do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto como um APL”, destaca o polo cervejeiro.

Walfänger e Polo Cervejeiro
A morte de Augusto Balieiro acontece apenas alguns dias depois da realização de um grande evento cervejeiro organizado pelo Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, que teve a Walfänger com um dos seus destaques: o Craft Beer Ribeirão, que aconteceu de 9 a 11 de setembro, contando com festival cervejeiro, meeting e duas competições, a South Beer Cup e a Copa Paulista de Cerveja.

Em ambas as disputas, a Walfänger conquistou medalhas, sendo a melhor marca do Brasil na competição sul-americana, com um ouro e uma prata. E ainda foi a cervejaria mais premiada na disputa paulista.

O resultado é um dos destaques da trajetória da Walfänger, fundada por Augusto Balieiro no final de 2012, carregando o slogan “Um Pedaço da Alemanha no Brasil”. Instalada em Bonfim Paulista, na região de Ribeirão Preto, a cervejaria tem sete estilos fixos em seu portfólio e outros sazonais. E afirma que a sua planta industrial possui capacidade para 100 mil litros.

Em 2017, a Walfänger ampliou a sua atuação ao fundar a Cerveja 12, uma marca criada em parceria com o ex-goleiro Marcos. E vem buscando expandir a sua presença, tanto que hoje conta com um espaço próximo ao Allianz Parque, onde promove a cerveja do parceiro e ídolo do Palmeiras.

Já o Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, com a atuação direta de Augusto Balieiro, foi criado em novembro de 2015. Com o intuito de realizar ações em conjunto, reúne, hoje, 11 cervejarias da região: Alquimia, BR Brew, Experiência, Invicta, Lund, Maltesa, Martinica, SP 330, Walfänger, Weird Barrel Brewing Co. e Wolfes Bier, com todas fazendo parte do Programa Empreender da Acirp.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password