fbpx
breaking news New

Morre Marco Falcone, pioneiro das artesanais; veja homenagens

Fundador da Falke Bier e presidente da Câmara Setorial da Cerveja deixa legada para segmento de artesanais

O setor brasileiro de cervejas artesanais perdeu um dos seus pioneiros. Marco Falcone, fundador da Falke Bier e presidente da Câmara Setorial da Cerveja. Falcone, que tinha 60 anos, morreu, nesta sexta-feira (5), após menos de um mês de internação devido a problemas de saúde, culminando na falência múltipla dos órgãos. Seu velório vai ocorrer na tarde deste sábado (6), em Belo Horizonte, no Parque da Colina.

Com uma trajetória extensa, Falcone desempenhou papéis cruciais no setor ao longo dos anos, destacando-se pelo seu profundo conhecimento sobre as cervejas artesanais, desde a produção na fábrica até os desafios intricados de gestão. Sua influência também se estendia ao seu bom relacionamento com diversos participantes da indústria, bem como pela sua luta por uma tributação mais justa para os microempreendedores.

Leia também – Marcel Telles doa participação de US$ 6,1 bilhões na AB Inbev ao filho

Além de presidir a Câmara Setorial da Cerveja, vinculada ao Ministério da Agricultura, Falcone ocupava cargos relevantes na indústria de Minas Gerais, seu estado natal, como vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral (SindBebidas-MG) e da Federação das Indústrias (Fiemg).

Ele também era presidente da Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva). Neste ano, em uma clara demonstração da sua atuação no dia a dia do segmento e sua união com diferentes entidades, foi jurado em três etapas regionais da Copa Cerveja Brasil, promovida pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).

Falcone era considerado o primeiro mestre-cervejeiro de Minas Gerais, sendo chamado pelas pessoas mais próximas de “xamã” da cerveja, por sua trajetória e vasto conhecimento da história da bebida. Também foi professor e um dos fundadores da Escola Mineira de Sommelieria.

A Falke Bier, fundada por Falcone em 2004 em parceria com os irmãos Ronaldo e Juliana, foi uma das pioneiras no cenário de cervejas artesanais em Minas Gerais, junto a empresas como Krug Bier, Três Lobos e Wäls.

Foi uma revolução para o público cervejeiro, antes acostumado a apenas escolher entre marcas de cerveja ou entre a “clara” e a “escura”, que passou a ter acesso a novidades, como a Estrada Real, considerada uma das primeiras IPAs vendidas no Brasil, a Red Baroon, uma Viena Lager, assim como, mais recentemente, as opções do projeto Brasilidades.  

Ligada às tendências mais recentes do segmento, a Falke Bier teve, recentemente, a sua cerveja sem álcool, a Wave, uma Catharina Sour feita com a adição de goiaba, eleita o terceiro melhor rótulo entre todos os finalistas da edição de 2023 da Copa Cerveja Brasil.

A morte de Falcone provocou comoção em todo o segmento de cervejas artesanais, com o reconhecimento à sua importância e homenagens. Uma delas poderá ser acompanhada na próxima edição do Concurso Brasileiro de Cervejas. A sua organização anunciou a criação do “Prêmio Marco Falcone”, que irá premiar todos os anos o melhor mestre-cervejeiro do Brasil a partir deste ano.

Confira trechos de algumas mensagens de despedida a Falcone, publicada nas redes sociais:

Abracerva
A Abracerva expressa profundo pesar com o falecimento de Marco Falcone. Perdemos um dos pioneiros do mercado cervejeiro, fundador da Falke Bier, presidente da Febracerva e da Câmara da Cerveja. Com inúmeras contribuições para a indústria e a cultura cervejeira nas últimas décadas, Falcone foi parte integrante de nossos congressos e da Copa Cerveja Brasil em 2023 e sua ausência será sentida pelos colegas e amigos.

Aprolúpulo
Profundo conhecedor de tudo relacionado à cultura cervejeira, Falcone era um grande entusiasta do lúpulo brasileiro, manifestando em diversas oportunidades a sua confiança no presente e no futuro da nossa cultura. Somos muito gratos por todo o apoio recebido e por sua generosidade.

Fabiana Arreguy (jornalista e beer sommelière)
Vai em paz, conte todas as piadas de seu repertório a quem encontrar por aí. Ensine tudo sobre astros, filosofia, cerveja e todo o mais que sua cultura abrangia. E, saiba, você permanece no meu coração e em todas as muitas lembranças que deixa na minha vida.

Falke Bier
Suas inúmeras contribuições para a indústria e a cultura cervejeira nas últimas décadas ficarão para sempre marcadas. E sua perda, imensurável, será sentida por todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo. Agradecemos sua dedicação à cultura cervejeira.

Fê Bressiani (sommelière e coordenadora da ESCM)
Meu mestre, meu amigo. Um dos mais incríveis contadores de histórias que já conheci, e que histórias deliciosas. Educado, gentil, amável, inteligente, um gentleman. Um presente na minha vida. Você escreveu uma história linda, no universo cervejeiro e na vida. Não consigo mensurar a falta que fará. Fique em paz, amigo.

Gilberto Tarantino (presidente da Abracerva)
Nos últimos dois anos, tive o privilégio de rodar o Brasil com meu amigo Marco Falcone. Ele, presidente da Febracerva, e eu, presidente da Abracerva. No início, várias pessoas ficavam surpresas vendo duas associações de cervejeiros trabalhando juntos. Com o passar do tempo e após vários congressos e julgamentos da Copa Cerveja Brasil, o mercado entendeu que o objetivo sempre foi a união do segmento e o civilizado e moderno trabalho de educação e responsabilidade da cerveja. Marco Falcone, um ícone e um exemplo a ser seguido para sempre. Saúde, meu amigo!

Marcio Maciel (presidente do Sindicerv)
Além de uma grande referência no mercado cervejeiro, Falcone era um amigo, pioneiro na produção de cerveja artesanal e grande entusiasta da união do setor. Deixa um legado pessoal inestimável (filhos cervejeiros e dois netinhos) e fará muita falta, em especial com suas ótimas prosas sobre história da cerveja. Que sorte tivemos em compartilhar esse tempo contigo!

Samuel Cavalcanti (CEO da Bodebrown)
Marco Falcone foi verdadeiramente um exemplo de humildade cervejeira, carisma e respeito para todos que o conheceram. Suas qualidades deixam apenas boas lembranças. Que Deus console profundamente a família Falke Bier nesse momento difícil e receba Marco Falcone em paz. Sua presença fará falta, e seu legado de bondade, conhecimento cervejeiro e respeito permanecerá em nossas memórias.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password