fbpx
breaking news New

Guia na Copa: Chimaek, frango frito com cerveja, une torcida da Coreia do Sul

Consumo de frango frito com cerveja costuma ter alta entre sul-coreanos em períodos de grandes eventos

O horário é, sem dúvida, inusitado. Mas o torcedor da Coreia do Sul que vai esperar até 4 horas da manhã desta terça-feira, no horário de Seul, para acompanhar a partida entre a sua seleção e a do Brasil, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, deverá fazê-lo embalado por chimaek, um prato típico que une frango frito com cerveja e é sucesso no país.

Chimaek é um acrônimo entre “chikin”, frango frito, em coreano, e maekju, cerveja, na língua local, em mais um exemplo de uma combinação muito comum entre alimento e uma bebida alcoólica no país. E condiz com o grande consumo de carne de frango pela população da Coreia do Sul.  

Leia também – Guia na Copa: Marcas fazem lançamentos e criam itens colecionáveis

Ao combinar cerveja com frango frito, o chimaek passou a fazer parte da cultura gastronômica local. E como item único nos menus de restaurantes, embora sua origem e data de criação seja desconhecida, sua presença nos cardápios e nas mesas foi impulsionada por um grande evento esportivo, a Copa do Mundo de 2002.

Nela, a Coreia do Sul, um dos anfitriões, ao lado do Japão, fez a sua melhor participação na história do torneio, sendo semifinalista. Repetir aquele desempenho, agora em 2022, pode parecer difícil, mas a seleção já venceu Portugal, na fase de grupos, resultado que também ocorreu há 20 anos e agora provocou a eliminação precoce do Uruguai.

Naquela campanha, com os jogos sendo exibidos nos parques públicos, sul-coreanos, trajados de vermelho, a cor do uniforme da seleção, torciam enquanto consumiam frango frito e cerveja. E a alta da procura por esse prato provocou, na sequência daquela Copa, uma relevante expansão do número de restaurantes típicos de frango na Coreia do Sul.

Publicidade

Outros traços da cultura também incorporaram o chimaek e impulsionaram a sua procura. A Coreia do Sul conta, por exemplo, com um festival temático de Chimaek, na cidade de Daegu. Anual, o evento ocorreu entre junho e outubro em 2022.

Além disso, uma série de muito sucesso na Coreia do Sul, My Love From the Star, que estreou por lá em meados da década passada, tinha o chimaek como lanche preferido da protagonista feminina. Isso estimulou uma enorme procura pelo frango frito com cerveja pelos fãs da série. Depois, ao ser exibida na China, provocou a mesma alta no consumo no país.

Agora, a disputa da Copa do Mundo no Catar tem sido um impulsionador para as empresas produtoras de frango na Coreia do Sul. Com a expectativa pela alta no consumo de chimaek pela população local, as ações da Kyochon F&B apresentaram valorização de 27% no mês que antecedeu o início do torneio. Não foi à toa. Afinal, em 2018, na semana dos dois primeiros jogos da Coreia do Sul na Copa do Mundo, as vendas de frango tiveram alta de 60%.  

Se chimaek é um acrônimo entre frango frito e cerveja, outros surgiram na cultura coreana para falar dessa combinação, demonstrando a paixão sul-coreana por essa união. Algumas delas são: “chideokhu”, para os fanáticos pelo prato, chimmeliers, para os sommeliers, aqueles que conseguem diferenciar os tipos de chimaek, e “chillelujah”, um misto de chimaek e aleluia. Os sul-coreanos certamente irão proferi-lo se a seleção liderada por Son Heung-Min eliminar o Brasil da Copa do Mundo do Catar.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password