fbpx
breaking news New

13 lançamentos realizados pelas cervejarias artesanais em abril 

Rótulos colaborativos e criados para datas comemorativas foram destaques das novidades do mês

Os cervejeiros contaram com muitas novidades para o paladar nas últimas semanas. Afinal, celebrações de datas diversas, como as envolvendo a Páscoa, o jazz e o os povos indígenas, serviram de inspiração para diversos lançamentos em abril, muitos deles, mais uma vez, de cervejas colaborativas.

Foi assim, por exemplo, com a Maniacs Brewing e a Dado Bier, que se uniram a empresas fabricantes de chocolate para lançamentos de cervejas temáticas da Páscoa, celebrada em abril. Já a Nacional lançou um rótulo em homenagem e apoio aos povos originários do Brasil em parceria com a Cruls e a Cerrops.

Além das datas comemorativas, as artesanais também investiram, em abril, nos lançamentos de cervejas dos estilos Catharina Sour, como foi o caso da Königs e da Soma.

Leia também – Levedura inédita ganha uso comercial e reforça busca por perfil brasileiro

Confira, a seguir, lançamentos realizados pelas cervejarias em abril, selecionados pela reportagem do Guia:

Cruls e Nacional
A comemoração, em abril, do Dia dos Povos Indígenas serviu de inspiração para uma parceria entre a Cruls, a Nacional e a Cerrops. O rótulo, batizado como A Lenda Tainá-Kan, é uma Session IPA. A iniciativa buscou, também, arrecadar doações para a Associação da Aldeia Karajá de Aruanã. A novidade tem coloração dourada intensa e límpida. Possui uma presença aromática forte, destacando as características do lúpulo Comet do cerrado brasileiro. Sua composição leva apenas insumos nacionais, incluindo mandioca, em referência à alimentação tradicional dos karajás. Ela tem graduação alcoólica de 5% e 25 IBUs de amargor.

Dado Bier e Magian Cacao
Dado Bier e Magian Cacao se uniram para a criação da primeira cerveja com nibs de cacau produzida artesanalmente pelas marcas. Elas juntaram a cerveja e o chocolate nesta colaborativa, motivada pela Páscoa. A novidade é uma Porter, que possui tonalidade escura e notas maltadas que remetem ao chocolate e ao cacau.

Dilema
A cervejaria Dilema trouxe ao mercado a Splendid Blaze, uma Hazy Double IPA feita com altas quantidades do lúpulo Experimental HBC 1019 e um toque de Sabro. O aroma traz notas de frutas caramelizadas e um toque de laranja Valência e coco. No paladar, segundo o descritivo, as frutas doces, tropicais e cítricas predominam. A bebida tem graduação alcoólica de 8,1% e 40 IBUs de amargor.

Goose Island
A Goose Island se inspirou no som dos clubes de jazz para o lançamento da Bourbon Street.  Para criar a cerveja, foi usado o bourbon, destilado norte-americano que perfuma e inspira um dos rótulos mais emblemáticos da marca, a Bourbon County, maturada em barris previamente usados na maturação do destilado. A novidade, sazonal, tem coloração que remete à do uísque, próxima ao âmbar escuro. No aroma, destaca-se o perfil amadeirado, com notas de carvalho americano, tabaco, cereais e leve dulçor de baunilha. No paladar, o sabor maltado envolve e potencializa a percepção de uísque.

Hocus Pocus
Em abril, a Hocus Pocus lançou uma cerveja com terpenos, a Última tentação de Arjuna Mai. A bebida é fruto de parceria com a Cool Terps, empresa especializada em blends de terpenos no Brasil, que usa um óleo essencial exclusivo para reproduzir o aroma da cannabis. Juntas, elas escolheram o blend Amnesia Haze para protagonizar a bebida, adicionando aromas cítricos e terrosos. Para reforçar ainda mais o aroma dessa Hazy IPA, foi selecionado um único lúpulo, o Strata, com maracujá no sensorial.

Publicidade

Königs
A Königs lançou um rótulo especial do Projeto Identidades, que retrata a cultura, hábitos, lugares e pessoas que têm uma relação com Jaraguá do Sul (SC). Batizada de Rúbia, a novidade é feita especialmente para homenagear as mulheres em uma edição limitada e exclusiva. Rúbia é uma mulher, mãe, avó, empresária, mestre-cervejeira, que empreendeu em um ramo dominado por homens. Já a cerveja Rúbia é uma Catharina Sour com groselha do ceilão e que remete a berry de frutas vermelhas.

Maniacs e Cuore di Cacao
As curitibanas Maniacs Brewing Co. e Cuore di Cacao se uniram em um projeto de cerveja para a Páscoa. A Maniacs Cioccolato, como foi batizada, é uma Dark Ale com adição de chocolate e nibs de cacau da chocolateria. A bebida conta com os maltes Pilsen, Viking Caramel Pale, Viking Caramel 30 e malte de trigo claro Weyermann, tendo 6% de graduação alcoólica e 22 IBUs de amargor.

Prussia e Laboratório da Cerveja
A cervejaria mineira Prussia lançou em abril um rótulo colaborativo com o Laboratório da Cerveja. O projeto deu origem a uma Saison, a Uaild Ale, cuja novidade da receita é o pioneirismo no uso de uma nova espécie de levedura cervejeira, diferente das tradicionais Saccharomyces ou Brettanomyces. É a primeira vez que a espécie Starmerella meliponinorum foi utilizada na indústria e fora dos laboratórios. A Uaild Ale é uma cerveja com malte de centeio, flor de laranjeira e casca de laranja. Tem sabor frutado de frutas maduras, leve adocicado, leve sensação de picância e com aroma pouco fenólico. Possui 5% de graduação alcoólica e 20 IBUs de amargor.

Seasons
Valorizando o aroma de cervejas com produtos locais, a Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA) lançou um novo rótulo da marca Seasons, em sua linha Moo Engjand IPA: a Cowlifornication Manga. Com 6,2% de teor alcóolico e a adição de polpa da fruta, o produto do estilo Juicy IPA é composto pelos lúpulos Hallertau, Idaho Gem e El Dorado, unindo amargor com drinkability.  Segundo a marca, a escolha da fruta se deu pela intensidade de sabor e aroma da manga.

Soma
A Soma Cervejaria realizou dois lançamentos de cerveja no mês de abril. A primeira é uma Catharina Sour, que leva uma carga de manga e tangerina para a produção de uma bebida leve e refrescante, ideal para dias quentes. A Catharina Sour da Soma traz no aroma um buquê de frutas tropicais, segundo seu descritivo. Ela tem graduação alcoólica de 3,5% e 6 IBUs de amargor.  Em contraste ao estilo Sour, a cervejaria também apresentou uma clássica American IPA, com dry-hop dos lúpulos Ekuanot e Cascade. A bebida tem graduação alcoólica de 6% e 45 IBUs de amargor.

Tarantino e Manioca
A Manioca, indústria de impacto socioambiental da Amazônia, e a Tarantino lançaram a Biére de Garde Puxuri, um rótulo de edição limitada que traz um dos sabores mais icônicos da Amazônia: a noz-moscada da Amazônia ou puxuri, uma semente aromática que é utilizada em muitas receitas, também adicionando notas de cravo e anis estrelado. A harmonização do ingrediente com a cerveja deu origem ao rótulo do estilo típico do norte da França presente em seu nome, com os maltes e aromas se destacando.

Van Been
A Cervejaria Van Been lançou a Red Light District, uma cerveja de estilo Red Ale que traz um ingrediente extra e especial em sua composição: o rum jamaicano. A cerveja apresenta 5,3% de graduação alcoólica, coloração cobre avermelhado, com bastante realce para o malte, e traz como novidade em sua receita a bebida destilada no Caribe. O rum apresenta aromas frutados envoltos em um leve toque de melaço e especiarias, com um final intensamente longo. Já o nome da cerveja faz referência ao famoso bairro da luz vermelha de Amsterdã, capital holandesa.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password