Maior número de cervejas eleva também disputas judiciais

O crescimento da demanda por cervejas especiais e exclusivas no Reino Unido trouxe junto consigo um boom de registros de produtos e marcas. Segundo pesquisa do escritório de advocacia RPC, o número de marcas de cerveja registradas no país dobrou desde 2010. E, consequentemente, esse volume tende a culminar em mais disputas judiciais por direitos de nomes.
O ritmo de novas patentes cresceu especialmente a partir de 2014, ultrapassando a marca de 300 novos produtos por ano. Em 2017 o crescimento foi de 20%, quando 389 marcas foram registradas e o total chegou a 2.372.
Para se ter uma ideia das proporções dessa tendência, basta olhar o caso da escocesa BrewDog. Hoje bastante conhecida no mercado mundial, a cervejaria lançou sua primeira Punk IPA em 2007. Onze anos depois da estreia, tem 20 marcas passíveis de disputas judiciais, enquanto a Heineken, no mercado britânico, corre o risco com apenas duas.
Segundo o RPC, o crescimento do número de marcas deve acarretar, em um futuro próximo, diversas disputas legais por nomes comerciais. “A enorme gama de produtos disponíveis hoje pode levar marcas de cerveja a se sobreporem umas às outras”, afirma Ciara Cullen, sócia da RPC.
A própria BrewDog já experimentou um processo contra sua “criatividade” no batismo de cervejas: em janeiro, venceu os administradores do legado de Elvis Presley em uma batalha judicial pelo uso do nome de sua Elvis Juice. A pendenga não acabou sem uma das sacadas “geniais” dos donos da BrewDog: durante o processo, James Watt e Martin Dickie chegaram a mudar seus primeiros nomes para Elvis, sugerindo que o nome é “normal” e não exclusividade do cantor.
Em outro caso famoso, de 2013, a Red Bull entrou com uma ação contra a pequena cervejaria Redwell de Norwich, no Reino Unido, para que ela mudasse seu nome que, em tese, teria uma similaridade confusa com sua marca. Não vingou.
Leia também no Guia:
BrewDog se revolta com parceira e cancela eventos para “apoiadores de Trump”
Californianas e Hazy IPA são sensações do Great American Beer Festival
0 Comentário