fbpx
breaking news New

Californianas e Hazy IPA são sensações do Great American Beer Festival

Festival norte-americano teve proporções gigantescas e destaque para a inovação (Foto: Brewers Association)

O final de semana foi de abundância nos Estados Unidos. Um dos maiores festivais de cerveja do mundo, o Great American Beer Festival (GABF) atraiu em Denver cervejeiros e amantes da bebida do país e do exterior. Ao todo foram 306 medalhas distribuídas em 102 categorias, disputadas por nada menos do que 8.496 rótulos.

As cervejarias californianas foram as mais premiadas e, diferentemente do que aconteceu nas últimas 10 versões do festival, na 36a edição do evento o American Style IPA não foi o estilo com mais inscrições, e sim a “novidade” Juicy ou Hazy IPA, em sua primeira participação na competição.

Cervejaria de Chicago levou ouro nas Hazy IPA

Foram 391 concorrentes na categoria Hazy IPA – e 311 na American IPA. A vencedora da categoria mais concorrida foi a Le Jus, da Alarmist Brewing, de Chicago.

Para João Filho, sommelier de cervejas e instrutor do Senac-CE, a migração para o estilo não chega a ser surpreendente, já que a escola norte-americana tem como uma de suas principais virtudes a criatividade.

“O estilo IPA talvez seja um dos que apresenta mais variações, da White IPA à Black IPA, ou da Session IPA à Double IPA. Quando se trata desse estilo quase tudo é possível”, avalia ele ao Guia da Cerveja.

João Filho classifica a Hazy IPA como uma versão mais fresca e não filtrada de uma American IPA, com corpo cheio e fácil de beber – o que justificaria a popularidade que está ganhando.

“As Hazy não apresentam o amargor intenso de lúpulo, o que deve atrair um público que está dando os primeiros passos no caminho das cervejas lupuladas. Têm aromas de lúpulo em evidência, decorrentes da adição tardia de lúpulos na fervura, e que normalmente  oferece aromas e sabores intensos remetendo a frutas tropicais como goiaba, mamão, manga, melão e lichia”, conta.

 

Já a hegemonia californiana se consolidou com 72 das 306 medalhas distribuídas no evento. Segundo João Filho, isto se deve principalmente à tradição: é possível dizer que a cultura das craft beers tomou corpo na costa Oeste norte-americana e, de lá, se espalhou por todo o país.

“A Costa Oeste tem lúpulo em abundância, fresco, plantado praticamente no quintal das fábricas, o que sem dúvida também colabora para que a região se destaque na produção das artesanais”, diz.

O segundo estado com mais medalhas foi o Colorado, que sediou o evento e que fica no meio-oeste norte-americano, com 32 premiações no total.

Confira aqui a lista dos vencedores por estilo do GABF, e mais:

Polêmica nos EUA: Comediante detona artesanais e Brewers Association reage

Faça sua escolha: Vídeos da Brewers Association exaltam independentes

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password