SP ganha bar democrático para “quem está cansado de pagar caro por artesanal”
Embora tenha enorme potencial de crescimento, a cerveja artesanal brasileira ainda esbarra em um market share de cerca de 1,5%, limitada especialmente por questões como altos impostos e preço caro ao consumidor. Mas um bar democrático que acaba de ser inaugurado em São Paulo tenta mostrar que é possível, sim, vender cerveja boa e barata.
Localizado na Rua Delfina, 42, na Vila Madalena, o Democraft Beer abriu suas portas no sábado (10 de agosto) com uma proposta mais do que interessante: cobrar preços acessíveis e únicos (R$ 12 e R$ 15 em 300ml e 450ml, respectivamente) por chopes artesanais de qualidade.
Leia também: Preços altos travam democratização do mercado de artesanais
São sempre seis torneiras conectadas, estrategicamente, à parede da câmara fria, entregando bebidas frescas, de diferentes estilos e de diversas cervejarias brasileiras. A casa, que possui 30 metros quadrados em dois andares, acomodando até 35 pessoas sentadas, traz ainda televisões (com transmissão de jogos) e música de qualidade.
“A ideia do bar democrático é, na prática, fazer algo para quem está cansado de pagar caro em bares de cerveja artesanal em São Paulo”, revela Anderson Valadares, um dos sócios, ao Guia.
Experiência
O outro sócio do Democraft é Francisco Neto, com quem Anderson conduz também o CervejaBox, um e-commerce de cervejas artesanais. Antes, eles tiveram experiências em sites como The Beer Planet, Have a Nice Beer e Wine. E foi justamente essa “rodagem” que levou ao surgimento do bar democrático.
“Moramos aqui, mas conhecemos algumas cidades como Florianópolis, Belo Horizonte, Curitiba, que têm vários modelos com preços acessíveis. É isso que queremos trazer para São Paulo. Se é viável nessas cidades, é viável aqui também”, aponta Anderson.
A experiência também foi determinante para que o bar democrático pudesse sustentar sua proposta. Questionado sobre como é possível cobrar um preço mais acessível por uma artesanal em São Paulo, Anderson revela que foi determinante os aprendizados adquiridos em suas trajetórias profissionais.
Leia também: Feiras podem ajudar na democratização das artesanais, diz especialista
“Envolve curadoria e também negociação. A parte da curadoria é o relacionamento e conhecimento de cervejas que o Francisco acumulou ao longo desses 10 anos. Existem cervejas de qualidade e preço bom que, muitas vezes, o público não conhece, ou às vezes os varejistas se apropriam de margens de cervejas com um custo melhor”, aponta Anderson, antes de acrescentar.
“E, na negociação, falamos como grupo CervejaBox e Democraft. Então, conseguimos trazer um volume relevante para as cervejarias e, assim, conseguir boas negociações”, elucida o sócio do Democraft.
Para oferecer uma experiência democrática completa, o bar traz petiscos, lanches e opções vegetarianas sob o comando do La Crapulla, que incorpora ingredientes das cervejas artesanais ao mundo da gastronomia.
“Para corroborar com nossa proposta de democratização do chope, serão oferecidos hambúrgueres e petiscos com preços acessíveis da cozinha La Crapulla, que usa receitas inovadoras, todas produzidas com insumos cervejeiros, como o hambúrguer Cheddar Bock”, afirma Francisco, o outro sócio do Democraft.
Serviço
Horário de Funcionamento
Terça a quinta – 17h às 23h
Sexta e Sábado – 12h às 24h
Domingo – 12h às 19h
Local – Rua Delfina, 42, na Vila Madalena
0 Comentário