Femsa faz venda bilionária e deixa de ter participação acionária na Heineken

A Femsa, conhecida mundialmente por ser a principal engarrafadora da Coca Cola, se desfez da sua participação no Grupo Heineken. A empresa mexicana anunciou ter lançado uma oferta de cerca de 3,3 bilhões de euros em ações da Heineken NV e da Heineken Holding NV, e uma oferta adicional simultânea de até 250 milhões de euros em títulos permutáveis por ações da cervejaria holandesa com vencimento em 2026.
De acordo com comunicado divulgado pela Femsa, as ações negociadas representam 5,9% da participação conjunta do Grupo Heineken. E a própria companhia de origem holandesa comprou uma parcela de 10% ações que foram colocadas à venda pela empresa mexicana.
Leia também – Após impasse de 2 anos, Heineken inicia obra de 1ª fábrica em Minas
Em comunicado, o grupo explicou ter adquirido 2,5 milhões de ações ao preço de 92,75 euros, ao total de 235 milhões de euros, e cerca de 1,3 milhão de ações da Heineken Holding NV por 77,25 euros por ação, somando 98 milhões de euros. E isso provocou um investimento agregado de 333 milhões de euros.
“A Heineken observa que, após a conclusão da compra, a Femsa não mais deterá nenhuma ação da Heineken e da Heineken Holding NV, exceto pelas ações da Heineken Holding NV subjacentes a seus títulos permutáveis”, afirma o Grupo Heineken.
Uma iniciativa parecida havia sido realizada pela Femsa em fevereiro, quando fez outra negociação de títulos e ações, então de 3,5 bilhões de euros. Em conjunto, naquele momento, anunciou que a negociação fazia parte da estratégia da companhia mexicana de vender todas as suas ações na cervejaria, que correspondiam, à época, a uma participação de 14%, com o intuito de pagar dívidas e realizar investimentos em outras áreas, além de deixar seus assentos no conselho da companhia.
Naquela oportunidade, a própria Heineken fez uma recompra de ações, investindo um valor agregado de aproximadamente 1 bilhão de euros. Além disso, o magnata norte-americano Bill Gates aproveitou a oferta de títulos para adquirir uma participação de 3,76% na cervejaria de origem holandesa.
Quem é a Femsa?
Multinacional com um grande portfólio, a Femsa foi fundada em 1890, na Cidade do México. Com várias divisões de negócios, a mais conhecida é a Coca-Cola Femsa, a maior engarrafadora de produtos da gigante das bebidas no mundo, tendo grande presença na América Latina, incluindo a distribuição dos produtos.
A Femsa Comercio opera uma das maiores cadeias de lojas de conveniência da América Latina, a Oxxo, que, inclusive, tem aumentado exponencialmente a sua participação no mercado brasileiro. A companhia também conta com uma fintech e uma rede de postos de gasolina. Em 2010, havia adquirido 20% das ações do Grupo Heineken.
0 Comentário