BrewDog vai plantar floresta para se tornar primeira cervejaria “carbono negativo”

Uma das principais cervejarias do mundo anunciou nesta semana os seus planos para se tornar a primeira empresa do setor “carbono negativo” do planeta. Com um conjunto de investimentos em sustentabilidade que soma 30 milhões de libras e a promessa de plantar uma floresta, a BrewDog pretende remover da atmosfera duas vezes o volume de carbono emitido globalmente por suas fábricas e redes de pubs.
Dentre os investimentos feitos pela marca escocesa está a compra de uma área de 8 quilômetros quadrados nas Highlands escocesas, onde a companhia pretende plantar um milhão de árvores, constituindo aquela que vai ser chamada de Floresta BrewDog.
Leia também: Fat Tire é primeira cervejaria carbono zero dos EUA
Além da floresta, um “acampamento sustentável” sediará eventos para o público em geral. E a cervejaria trabalhará com parceiros de compensação de carbono para intensificar a redução de suas emissões até que possa iniciar o plantio das árvores, no início de 2021.
O plano prevê, também, que os bares da marca no Reino Unido sejam abastecidos exclusivamente por energia eólica e a implantação de um sistema de reuso de água, além de um digestor anaeróbico para usar sobras de insumos na produção de biogás e gás carbônico.
“Nosso carbono é problema nosso. Por isso, nós mesmos vamos resolver isso. O consenso científico é claro: estamos andando feito sonâmbulos para a beira do abismo”, afirma James Watt, co-fundador da marca.
“A menos que o mundo enfrente o problema urgente das emissões de carbono, a ciência nos diz que isso vai resultar em catástrofe”, acrescenta Watt, antes de alfinetar governos federais mundo afora por sua falta de iniciativa.
(Com Forbes.com e Beveragedaily.com)
0 Comentário