fbpx
breaking news New

Após campanha por igualdade, Brewdog é condenada por preconceito contra o homem

pink ipa preconceito
Engenheiro se disse discriminado por campanha que dava desconto às mulheres, mas reverteu parte da indenização a uma associação feminista

Mais uma vez, uma ideia “genial” dos criadores da escocesa Brewdog acaba como um tiro que sai pela culatra. Depois de se envolver em polêmica com apoiadores de Donald Trump, dessa vez o problema foi com sua campanha do Dia das Mulheres, que culminou em multa por “preconceito contra o homem”.

Como parte das comemorações e homenagens ao Dia das Mulheres de 2018, a marca, que tem como um de seus principais rótulos a Punk IPA, produziu e vendeu a preços promocionais uma versão chamada “Pink IPA”. Segundo as regras, pessoas que se identificassem como mulheres teriam 20% de desconto na garrafa de Pink IPA – cujo conteúdo era idêntico ao da garrafa com rótulo azul.

A ideia da campanha era alertar para o preconceito e a diferença de remuneração entre homens e mulheres. Em seu texto, a campanha dizia que homens costumam ter salários 20% maiores do que as mulheres, e questionava: “é homem?Você vai pagar o preço cheio. A realidade é dura assim.”

A campanha contra o preconceito causou polêmica logo de cara e, mesmo que a companhia tivesse anunciado que a “cerveja para mulheres” não tinha nada de diferente em relação à cerveja original, a marca foi acusada de certo sexismo em sua postura.

Publicidade

Mas os problemas não se limitaram a isso. Eis que um engenheiro de softwares de 27 anos de Cardiff, no País de Gales, chamado Thomas Bower, pediu a tal a garrafa promocional em um bar da marca na cidade e exigiu seu desconto dizendo ser uma mulher.

O barman se recusou a aplicar o desconto pois ele, claramente, era um homem. “Eu me senti obrigado a mentir meu gênero para poder receber o produto com preço mais baixo” afirmou ele, reclamando então de “discriminação de gênero”.

Em duas oportunidades, diz Bower, ele reclamou com a cervejaria do tratamento recebido, mas foi ignorado. Em seguida, moveu uma ação no tribunal de pequenas causas. O juiz do caso decidiu a seu favor, entendendo que a cervejaria havia quebrado o Ato de Equidade do Reino Unido de 2010, e impondo uma multa de £ 1.000 (pouco mais de R$ 4,8 mil) à companhia.

Mas o engenheiro foi enfático em dizer que não pretendia sair mais rico do episódio. Descontados os custos que teve com o processo, diz, Bower fez doações correspondentes a esse mesmo valor para a Young Women’s Trust, associação que busca ajudar as mulheres a conseguirem mais igualdade no trabalho, e para a Campaign Against Living Miserably, que faz campanhas contra o suicídio entre homens.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password