Cerveja gay propõe diálogo sobre adequação do mercado a diversos públicos
Enquanto mulheres lutam por seu lugar na cena cervejeira reivindicando igualdade e buscando quebrar premissas como a de que existem cervejas “para mulheres“, supostamente mais fracas, doces ou coloridas, grupos gays dos Estados Unidos lançam mão de estratégia que vai na direção oposta: apresentando uma “cerveja gay”.
Chamada simplesmente de Gay Beer, a bebida é uma Golden Lager feita com lúpulos alemães pela Butternuts Beer and Ale, de Nova York, em parceria com a Loyal Brands, especializada em produtos voltados para o público gay.
A cerveja gay foi lançada no final de 2018 mas, agora, no mês do Orgulho Gay, ganha visibilidade por meio de seu filme de campanha. Ele retrata uma cena “corriqueira”, que poderia ser protagonizada por um casal heterossexual, mas encenada por um par homossexual.
Os fundadores da Loyal Brands, Jon Moore e Jason Pazmino, se intitulam “bebedores de cerveja da comunidade gay de Nova York”. Na página da bebida afirmam que a consomem há tempo suficiente para que alguma cervejaria já tivesse produzido algo que se adequasse ao perfil da tão diversa comunidade gay.
Cansados de esperar, eles decidiram fazer sua própria marca, com características que julgam apropriadas a esse público. A Golden Lager é fácil de tomar, tem gradação alcoólica de 5% e teor de glúten reduzido, segundo descrição da marca.
“Para nós, a Gay Beer honra a rica herança da comunidade LGBTQ+ enquanto também reconhece a diversidade e a integridade atuais dessa comunidade”, afirmam os fundadores em vídeo promocional. “O mercado de cerveja está ciente de que nós consumimos bastante cerveja, e não há produtos que contemplem nosso ponto de vista e nossa tradição.”
A proposta da cerveja gay, porém, não é a de ser só mais um produto nas prateleiras. Além do intuito declarado pelos fundadores de gerar conexões e diálogo, a marca planeja uma campanha de doação de um dólar a cada lata vendida na Parada Gay de Nova York, que acontece no final de junho, para fundos que apoiem a causa LGBTQ+.
Leia também
3 Comentários
oliver
21 de outubro de 2019 at 14:42A cerveja gay foi lançada no final de 2018 mas, agora, no mês do Orgulho Gay, ganha visibilidade por meio de seu filme de campanha. Ele retrata uma cena “corriqueira”, que poderia ser protagonizada por um CASAL heterossexual, mas encenada por um PAR homossexual.
RETIREI DO TEXTO e não entendi o pq héteros são CASAIS e gays SÃO pares; cabe uma explicação, não acham? Ou sera mais uma forma de preconceito
guiadacerveja
24 de outubro de 2019 at 01:10Olá, meu caro. A única explicação é a busca por evitar termos repetidos numa mesma frase, muito comum no jornalismo, mas que eventualmente pode causar algum mal entendido. Que fique bem claro: para a equipe do Guia, casal é homem+homem, mulher+mulher, homem+mulher e tudo que é combinação que o amor possa formar. Celebramos a diversidade e o amor – apesar de, eventualmente, seguirmos algumas regras toscas de redação jornalística…
Ricardo
10 de fevereiro de 2021 at 15:28Tinha entendido exatamente isso quando li. Recurso jornalistico, e não qualquer tipo de discriminação. O mundo esta cada dia mais chato…