breaking news New

Dogma lança 1º rótulo de série criada em parceria com sommeliers negros

Cerveja que abre a série Griot homenageia a escritora Conceição Evaristo, através da personagem Ponciá Vicêncio

Após se envolver em polêmica por conta do seu rótulo Cafuza, a Dogma entrou no debate da inclusão racial com uma importante iniciativa: o lançamento da Hantu. O rótulo inaugura a série Griot, que traz como protagonista a cultura negra. Ela é realizada em parceria com três sommeliers negros: Glauco Ribeiro, Sara Araújo e Sulamita Theodoro. E a arte é produzida por João Gabriel.

Inclusão e preconceito: O que 4 especialistas pensam sobre diversidade no setor

E a cerveja que abre a série Griot faz uma homenagem à essencial Conceição Evaristo através de Ponciá Vicêncio, personagem que intitula um dos romances da escritora mineira. A bebida é uma Saison com cajá, caju e melado de cana.

“Ponciá nos convoca a olhar para o passado, pensar o presente e lutar por um futuro, nos revela toda complexidade e especificidades do seu ser, nos adverte que nós, pessoas negras, somos plurais e heterogêneas e carregamos a força de nossas ancestrais”, contaram os três sommeliers, em texto publicado no Instagram da Dogma.

A série produzida em parceria com os sommeliers negros foi lançada menos de um ano após a polêmica causada pelo rótulo Cafuza. A cerveja, do estilo Imperial India Black Ale, foi retirada de circulação por ter em seu rótulo a imagem de uma escrava negra. A representação levou a cervejaria a ser acusada de racismo.

“Este projeto surge do incômodo e do desejo por fazer diferente e, quanto melhor pudermos, para que as questões do racismo estrutural não estejam mais encobertas sob a cortina da ignorância e negacionismo”, escreveu Sulamita Theodoro, em texto publicado no blog da cervejaria Dogma.

Além de cajá, caju e melado de cana, a Saison traz em sua receita acidez moderada, aroma e sabor de caju e cajá, assim como notas de mel e mineral provenientes do melado. Tem um aroma levemente amadeirado, lembrando um pouco o coco, devido ao lúpulo utilizado (HBC 472). O conjunto é complementado pelo condimentado, cítrico e frutado de uma das leveduras da cerveja.

A série Griot, da Dogma, será completada por mais dois lançamentos: a Kintu, uma New England IPA, e a Mantu, a recém-lançada Hantu envelhecida em barricas de madeira.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password