Festival do Lúpulo atrai 4 mil pessoas no carnaval com imersão, concurso e palestras

O carnaval em 2022 contou com atrações bem diferentes das usuais para alguns amantes da cerveja e seus insumos. Afinal, da sexta-feira em que a folia costuma começar até a última terça, foi realizada a 2ª edição do Festival Nacional da Colheita do Lúpulo, atraindo 4 mil pessoas para uma imersão na cultura deste ingrediente da cerveja em Curitibanos (SC).
Realizado inicialmente em 2021, o evento expandiu neste ano com a realização, pela primeira vez, da Feira Brasileira do Lúpulo e do Concurso Latino de Cervejas Lupuladas. Elas se juntaram às palestras técnicas, visitas a plantação de lúpulo, colheita, brassagem coletiva, e claro, muita comida e chopes premiados.
Após desastre das chuvas, cervejarias de Petrópolis retomam atividades com foco na solidariedade
O público que compareceu ao evento surpreendeu os organizadores. “A adesão do público à 2ª edição do Festival Nacional da Colheita do Lúpulo foi de 100%, já que a edição contou com cerca de 4 mil pessoas”, afirma o engenheiro agrônomo Rodrigo Baierle, da Lúpulos 1090.
Ele dividiu a organização do festival em Curitibanos pelo segundo ano seguido com o também engenheiro agrônomo Romualdo Petters Pietrovski, da Lothbrok Cervejaria. E destacou como o público conseguiu interagir com a rotina da produção de lúpulo.
“Foi fantástico o que aconteceu nestes cinco dias de evento. A galera que compareceu entrou totalmente no clima da experiência. Tivemos jurados de mais alto nível e todo mundo saiu feliz e com a certeza de que iria voltar”, conta Baierle.
O evento técnico do Festival Nacional da Colheita do Lúpulo também foi considerado um sucesso, tendo atraído mais de 150 pessoas. “Para as palestras técnicas, a gente já fechou os pacotes com uma certa antecedência e lotou o auditório, assim como os dois hotéis oficiais do festival”, destaca o engenheiro agrônomo.
Para ele, o festival consagrou-se dentro do município e entre as pessoas que não são especialistas em cervejas, mas que também gostam da bebida e puderam experimentar alguns passos da produção do lúpulo. “As pessoas puderam viver a experiência da plantação de lúpulo e das palestras. A avaliação foi de 100% e todo mundo saiu satisfeito e elogiando bastante”, completa Baierle.
1º Concurso Latino de Cervejas Lupuladas
O 1º Concurso Latino de Cervejas Lupuladas foi uma das grandes atrações da edição deste ano do festival em Curitibanos. A competição teve inscrições da Argentina, do Brasil e do Panamá e distribuiu 58 medalhas, divididos entre cervejeiros caseiros e profissionais.
O concurso foi uma iniciativa da organização do festival em parceria com a produtora Matinê Cervejeira. E contou com a participação de jurados do Estados Unidos, do Panamá, da Venezuela, do Uruguai, da Argentina e de diversas regiões brasileiras.
Entre os caseiros, Fábio Luis Bossada foi eleito o cervejeiro do ano. Já o rótulo Best Show acabou sendo o Lenabarley, de Fabio Ferreira Florencio, de Ribeirão das Neves (MG).
Já na parte do concurso destinada aos profissionais, Leonardo Salvador foi apontado como o cervejeiro do ano. E a Destellos Del Pacifico, uma Spice, Herb ou Vegetable Beer, de Luca Fernandez Chinigo, de La Plata, na Argentina, levou a medalha de ouro do Best of Show.
0 Comentário