6ª maior cervejaria do mundo, Tsingtao investiga pessoa urinando em malte

O vídeo que mostra um suposto funcionário urinando em um dos tanques de malte da Tsingtao Brewery tem se espalhado pelas redes sociais desde o final da última semana e desencadeou uma investigação interna por parte da cervejaria, a segundo maior fabricante da bebida na China e uma das principais no cenário global.
O incidente ocorreu nas instalações da fábrica nº3 da Tsingtao, localizada na cidade de Qingdao, na província de Shandong. O vídeo foi inicialmente compartilhado na rede social chinesa Weibo e posteriormente se espalhou pelo mundo, gerando indignação e repulsa pelo comportamento da pessoa urinando, assim como chamou a atenção da própria cervejaria.
Leia também – Cervejaria persevera na Palestina com Oktoberfest e liderança feminina
O departamento de supervisão de mercado e administração de Pingdu lançou uma investigação sobre o caso. Além disso, todas as matérias-primas envolvidas no vídeo foram apreendidas pelas autoridades, conforme relatado pela Tsingtao em um comunicado oficial.
“Nossa empresa atribui grande importância ao vídeo relacionado que surgiu da Cervejaria Tsingtao nº 3 em 19 de outubro. Relatamos o incidente à polícia o mais rápido possível e os órgãos de segurança pública estão envolvidos na investigação”, afirma a empresa.
A Tsingtao também destaca o reforço da adoção de boas práticas em suas cervejarias. “Atualmente, o lote de malte em questão está completamente apreendido. A empresa continua a fortalecer seus procedimentos de gestão e a garantir a qualidade dos produtos”, acrescenta.
Além de gerar repercussão internacional, o vídeo da pessoa urinando teve um forte impacto inicial sobre as ações da cervejaria chinesa. Após fechar a semana passada com um valor de 81,07 yuans na Bolsa de Valores de Xangai, as ações abriram a segunda-feira com um preço de 75,60 yuans, uma queda de 6,75%. No entanto, ao longo do dia, a ação se recuperou, terminando a segunda-feira em 80,78 yuans, o que representou uma perda de apenas 0,37%.
Quem é a Tsingtao
O caso também chamou a atenção devido à magnitude da Tsingtao, uma das maiores cervejarias do país que mais produz a bebida no mundo. A Tsingtao é a segunda maior fabricante de cerveja da China, ficando atrás apenas da Snow. É a sexta maior cervejaria do mundo, com um volume total de 79,6 milhões de hectolitros em 2022, o que representa 4,2% do mercado global.
Em um recente relatório da Brand Finance, a Tsingtao foi classificada como a 12ª cervejaria do mundo, subindo sete posições em relação ao ranking de 2022 e mantendo sua posição como a segunda marca mais valiosa da China, logo atrás da Snow.
Segundo os especialistas da consultoria, a marca Tsingtao tem um valor de US$ 2,1 bilhões, um aumento de 39% em relação a 2022, impulsionado pelo sucesso de seu modelo de negócio.
“O impressionante crescimento do valor da marca da Tsingtao está diretamente ligado ao seu modelo de negócios revitalizado. Em 2022, a Tsingtao lançou mais de 250 tabernas e introduziu a nova estratégia centrada no cliente da marca, que é envolvente e imersiva”, diz a Brand Finance.
Fundada em 1903 como Germania-Brauerei Tsingtao Co. por alemães e britânicos, a Tsingtao chegou a ser controlada pelos japoneses durante a Primeira Guerra Mundial, retornando às mãos de empresários chineses após a rendição das tropas nipônicas na Segunda Guerra Mundial.
Posteriormente, ela foi estatizada após a Revolução Comunista Chinesa em 1949 e privatizada no início dos anos 1990. Duas gigantes globais, Anheuser-Busch e Asahi Breweries, chegaram a ter participação na empresa, com 27% e 20%, respectivamente.
Estima-se que a Tsingtao detenha uma participação de 15% no mercado chinês, sendo responsável por cerca de 50% das exportações de cerveja do país. Sua cerveja Lager, com 4,7% de teor alcoólico, é o seu rótulo principal.
Confira uma das versões do vídeo disponível no YouTube:
0 Comentário