fbpx

41% das cervejarias seguem com faturamento abaixo do nível pré-pandemia

O impacto provocado pela pandemia do coronavírus nas finanças das cervejarias ainda é sentido, mesmo três anos após a sua eclosão. De acordo com o levantamento “O Ano de 2022 para as Cervejarias”, do Guia, 41% dos empreendimentos não conseguiram recuperar o nível de faturamento pré-Covid-19.

O resultado do estudo, que pode ser acessado pelo link, é ainda pior quando se observa que 20% das cervejarias participantes afirmam não ser possível aferir se houve queda, estabilidade ou crescimento no faturamento em 2022 e nos anteriores na comparação com 2019, o último ano pré-pandemia.

Leia também – “Pesquisa do Guia é mais uma justificativa para valorização dos pequenos negócios”

Ou seja, descartando essas respostas, pouco mais da metade das cervejarias que responderam ao levantamento relataram uma recuperação lenta das finanças, sem conseguir alcançar a receita de 2019 nos anos seguintes.

Além disso, 27% das cervejarias respondentes dizem que o faturamento caiu como início da pandemia e se manteve abaixo do nível anterior desde então. Já outros 14% até conseguiram se recuperar durante a crise sanitária, mas não foram além de igualar os resultados financeiros de 2019.

Publicidade

O universo de cervejarias que, de fato, conseguiu superar o impacto da pandemia é, assim, restrito a 17% dos respondentes da pesquisa. É esse percentual que afirma ter sofrido queda no faturamento em função da crise sanitária, mas que diz já ter superado o nível pré-Covid-19.

Além disso, 22% das cervejarias afirmam terem passado praticamente ilesos à pandemia, seja registrando alta no faturamento desde 2020 (17%) ou operando em meio à estabilidade da receita (5%).

Quem lucrou em 2022?

O ritmo lento de recuperação das finanças pelas cervejarias se refletiu na dificuldade em obter lucro no ano passado, algo alcançado por apenas 54% das respondentes do levantamento. “O Ano de 2022 para as Cervejarias” aponta que 22% dos empreendimentos tiveram prejuízo, com 24% só empatando as contas.

Apresentar lucro relevante também foi algo raro entre as cervejarias no ano passado: só 5% tiveram lucro de mais de 20% do seu faturamento. Entre os demais empreendimentos que terminaram 2022 no verde, o lucro não foi além de 10% em 22% dos participantes da pesquisa, ficando entre 11% e 20% para 27% do universo de respondentes.

O Ano de 2022 para as Cervejarias” foi uma pesquisa, quantitativa, realizada por meio de questionário online pelo Guia, com respostas coletadas entre outubro e dezembro de 2022 de 100 donos ou administradores de cervejarias.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password