fbpx
breaking news New

Preço da cerveja cai 1,56% em maio, mês com maior deflação do IPCA desde 1998

Redução em maio dos valores da cerveja em domicílio também provocou deflação do preço em 2020 do produto, agora em 0,86%

O preço da cerveja em domicílio sofreu forte queda em maio, o segundo mês completo em que se pôde perceber os efeitos da crise do coronavírus. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a deflação do produto ficou em 1,56%, revertendo o cenário de alta dos dois meses anteriores.

Leia também – Quase paralisada, produção de bebidas alcoólicas retrai 59% em abril

Trata-se de um ritmo semelhante, embora mais acelerado, em relação ao do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou queda de 0,38% em maio. Foi, inclusive, a menor variação mensal desde agosto de 1998 (-0,51%).

Essa queda do preço da cerveja no domicílio se inseriu em uma redução do aumento dos preços no setor de alimentação e bebidas, que teve inflação de 0,24% em maio, sendo que no mês anterior a alta tinha sido expressiva, de 1,79%.

Publicidade

“É normal que os alimentos tenham uma alta no início do ano, especialmente nos primeiros três meses, por conta das questões climáticas que prejudicam as lavouras.C om isso a gente tem uma alta específica em alguns alimentos. E outros, já agora em maio, se comportam de forma diferente. Com a melhora das condições climáticas, eles começam a ter uma reposição nos mercados e, com isso, uma queda no preço”, explica Pedro Kislanov, gerente da pesquisa.

A redução em maio dos valores da cerveja em domicílio também provocou deflação do preço em 2020 do produto, agora em 0,86% no somatório deste último mês com janeiro, fevereiro, março e abril.

Já a cerveja fora do domicílio – um segmento praticamente paralisado em função das medidas de isolamento social – teve deflação irrisória, de 0,03%, em maio. Ainda há aceleração no ano, sendo que agora ela está em 0,89%.

O item outras bebidas alcoólicas no domicílio, por sua vez, teve aumento de 0,49% em maio. Desse modo, ampliou o cenário de elevação dos preços em 2020, tanto que passou a registrar alta acumulada de 3,59% nesse período.

Por fim, o preço de outras bebidas alcoólicas fora do domicílio apresentou deflação de 1,27% em maio. Com isso, passou a registrar queda de 0,96% nos preços em 2020.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password