fbpx
breaking news New

Quase paralisada, produção de bebidas alcoólicas retrai 59% em abril

Queda acumulada no ano da produção de bebidas alcoólicas no Brasil está em 17,6%, de acordo com o IBGE

A produção de bebidas alcoólicas praticamente parou em abril, o primeiro mês completo decorrido sob as medidas de isolamento social para evitar a propagação do coronavírus. A atividade do setor no país recuou 59,1% em relação ao mesmo período do ano anterior – em março, também havia apresentado queda brusca, de 20,9% -, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também – Entrevista: Indústria de bebidas perde 50% de faturamento na crise, aponta Abrabe

A redução se deu em um contexto de prolongamento da queda acentuada da produção industrial brasileira, que caiu 18,8% em abril, na comparação com o mês imediatamente anterior com ajuste sazonal. Em relação a abril de 2019, a retração foi de 27,2%, no sexto resultado negativo consecutivo. E a indústria também acumula queda de 8,2% no ano, juntamente com redução de 2,9% no acumulado dos últimos 12 meses.

Publicidade

Cenário ainda pior foi registrado pela indústria de bebidas alcoólicas. Além de cair 59,1% no mês, o setor ampliou a queda em 2020, agora em 17,6%. E passou a registrar desaceleração na fabricação no período de 12 meses, de 3,7%.

“O resultado de abril decorre, claramente, do número maior de paralisações das várias unidades produtivas, em diversos segmentos industriais, por conta da pandemia”, analisa o gerente da pesquisa, André Macedo.

“Março já tinha apresentado resultado negativo. Agora, em abril, vemos um espalhamento, com quedas de magnitudes históricas, de dois dígitos, em todas as categorias econômicas e em 22 das 26 atividades pesquisadas”, acrescenta o gerente do IBGE.

O cenário de encolhimento brutal da produção se repete na indústria de bebidas em geral. Houve redução de 50,7% no quarto mês do ano, com os dados também sendo negativos em 15,3% no somatório de 2020. Nos últimos 12 meses, a queda está em 2,8%.

O panorama de retração em abril se repetiu com a produção de bebidas não-alcoólicas: encolhimento de 40,7% na comparação com o mesmo período de 2019, sendo de 12,6% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, por sua vez, a redução está em 1,8%.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password