fbpx
breaking news New

Fabricação de alcoólicas cresce 19,6% em agosto, mas mantém retração em 2020

Produção de bebidas alcoólicas ainda sente os efeitos da Covid-19, mas teve crescimento expressivo em agosto

Enquanto a produção industrial ainda patina como consequência da pandemia da Covid-19, o setor de bebidas alcoólicas voltou a mostrar sinais de recuperação em agosto, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O segmento registrou uma expressiva alta de 19,6% no oitavo mês de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado. No entanto, a produção acumulada entre janeiro e agosto é 3,6% menor do que nos mesmos meses de 2019. Se analisados os últimos 12 meses, a produção de alcoólicas apresenta ligeira queda, de 0,6%.

Leia também – Ação da Ambev tem pequena valorização em novo mês de queda do Ibovepa

O desempenho da fabricação de alcoólicas se destaca dos índices da indústria de bebidas como um todo, que figura entre os destaques negativos da produção nacional. Se comparado ao mesmo mês do ano anterior, a alta foi de 11,7%. No entanto, o acumulado do ano em agosto revela retração de 5,7%, enquanto o porcentual acumulado nos últimos 12 meses tem saldo também negativo, de 1,4%.

Publicidade

Já a fabricação de bebidas não-alcoólicas saiu de uma variação negativa em junho (-1,5%) para um saldo positivo em julho (7%). Agora, teve mais um salto, de 3,3%, em comparação a agosto de 2019. Porém, nos primeiros oito meses do ano, o acumulado anual registra queda de 3,6%. E, mesmo com a recuperação, o acumulado nos últimos 12 meses para o segmento ainda permaneceu negativo, em 0,6%.

Produção geral
Em agosto de 2020, a produção industrial brasileira cresceu 3,2% frente à atividade registrada em julho, na série com ajuste sazonal. Mesmo com quatro altas consecutivas, o indicador do IBGE ainda não eliminou totalmente a perda de 27% acumulada entre março e abril, no início da pandemia da Covid-19, quando a produção industrial caiu ao patamar mais baixo da série em todos os tempos.

Em relação a agosto de 2019, a indústria recuou 2,7%, registrando o décimo resultado negativo seguido nessa comparação. Até por isso, o setor acumula perda de 8,6% no ano e de 5,7% em 12 meses.

Ainda assim, para o gerente da pesquisa, André Macedo, o resultado de agosto mostra que a indústria segue em recuperação após o agravamento das medidas para conter a pandemia. “Há uma manutenção de certo comportamento positivo do setor industrial nos últimos meses. É um avanço bem consistente e disseminado entre as categorias, mas ainda há uma parte a ser recuperada.”

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password