fbpx
breaking news New

Válvula da Smart Mash facilita produção ao controlar temperatura da brassagem

Empresa surgiu com o intuito de fornecer tecnologia para contribuir no processo de brassagem de cervejeiros artesanais e caseiros

Uma das fases mais importantes na produção cervejeira, a brassagem tem seus inúmeros desafios. Em meio ao processo de mistura entre grãos e água, o aquecimento – com o controle da temperatura no processo de transformação dessa união no mosto – é fundamental para evitar variações. E uma das opções para conseguir êxito nessa tarefa é ter uma válvula controladora, que pode juntar os cuidados e detalhes da produção artesanal com opções tecnológicas.

O uso correto do aquecimento na brassagem, afinal, vai influenciar diretamente no corpo e na sensação do contato da cerveja com a boca do consumidor, unindo sabor, textura e temperatura. Portanto, tem tanta importância para o sucesso do produto como o amargor e o gosto da cerveja.

Leia também – Refrigeração: Os erros da indústria cervejeira, seus efeitos e como evitá-los

Só que o processo de controle da temperatura não é fácil, especialmente na produção caseira e artesanal. Foi o que percebeu há alguns anos um dos sócios da Smart Mash, Heitor Wermann, quando viu a dificuldade de seu irmão para manter a estabilidade da temperatura na brassagem.

Havia, de acordo com seu relato, um consumo enorme de fósforos, em um processo que poderia ser até mesmo considerado rudimentar, mas para o qual não existiam muitas alternativas viáveis e modernas. Foi o que lhe despertou para um novo campo de atuação.

“A válvula Smart Mash foi desenvolvida a partir de uma observação feita em um dia de brassagem em janeiro de 2015. Como engenheiro de controle e automação, não tinha muito conhecimento de como eram realizadas as brassagens de um cervejeiro caseiro. Então, basicamente, estava observando meu irmão realizar o processo de mostura e assistia ele consumindo uma caixa inteira de fósforos durante 1 hora e meia. O processo consistia em acender o fogo, esperar a temperatura subir e apagar o mesmo”, relata Wermann, apontando que o mercado, naquele momento, não possuía controladores práticos.

Sua ideia, então, foi desenvolver uma solução tecnológica para trazer segurança e precisão no processo de produção cervejeira. “Depois de uma breve pesquisa, não encontrei nenhum controlador prático que pudesse ser utilizado em qualquer equipamento. Basicamente, os controladores operam com uma válvula solenóide que abria e fechava o fluxo de gás, que demandava a instalação de uma chama-piloto. Então, como qualquer engenheiro, resolvi criar um controlador que fosse prático e fácil de instalar.”

Publicidade

O sócio da Smart Mash explica que a válvula atua diretamente no controle do fluxo do gás, podendo ser utilizada em panelas de diferentes capacidades. “A válvula termo controladora é capaz de controlar o fluxo de gás e, consecutivamente, a intensidade das chamas de um fogareiro. Com isso, é possível ter um controle de temperatura dentro de uma panela de 20 a 250 litros com a mesma precisão. Sendo assim, o aparelho é capaz de controlar a temperatura de qualquer equipamento a gás, sendo ele de alta pressão, com erro quase zero.”

Wermann também destaca o uso da tecnologia no processo de controle do calor, com a inserção dos detalhes da cerveja a ser produzida no aplicativo da Smart Mash sendo determinante para a definição da temperatura ideal do fogareiro. “Basta o cervejeiro baixar o aplicativo da Smart Mash, criar sua receita e conectar com a válvula. A partir deste ponto, a válvula irá controlar a intensidade das chamas para que a brassagem siga a temperatura recomendada pela receita”, afirma.

Diversos países
A válvula termo controladora da Smart Mash está presente em países da América de Sul, América Central e Europa, além de quase todos os estados do Brasil. E, com a ideia de desenvolver esse produto, surgiu a própria empresa.

“Tínhamos um projeto de um produto único nas mãos, cuja patente já havia sido encaminhada e precisávamos colocar em prática, produzir o equipamento e colocá-lo à venda”, relembra Wermann.

E, mesmo que tendo somente quase três anos, a Smart Mash acredita que vem cumprindo a demanda de atender cervejeiros artesanais e caseiros, com o auxílio no controle da temperatura da brassagem das suas criações através das opções de dispositivos e softwares fornecidos pela empresa gaúcha.

“Hoje, a empresa possui diversos parceiros, apesar de ser muito nova, com menos de 3 anos. Contamos com colaboradores (químico industrial, engenheiro de controle e automação, mestre em computação aplicada) capacitados para atender as demandas dos nossos clientes, além de realizar suporte técnico com presteza e rapidez necessárias para que o cervejeiro possa produzir as suas cervejas com tranquilidade e segurança”, conclui o sócio da Smart Mash.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password