fbpx
breaking news New

Com aulas online e preço acessível, Rise Beer busca ser escola democrática

Idealizadora da Rise Beer, Kyliva Cordeiro explica que são oferecidas mais de 50 horas de conteúdo aos alunos

Escola de ensino cervejeiro de cursos livres, a Rise Beer surgiu em meio à pandemia, em julho de 2020, sob duas características: o formato online e a aposta na democratização do conhecimento. É desse modo que Kylvia Cordeiro, fundadora e professora da instituição, tem atuado na construção da metodologia, no aperfeiçoamento da plataforma oferecida aos alunos e na estratégia de divulgar o conhecimento.

Apaixonada por cerveja, a engenheira química de Fortaleza (CE) explica os conceitos que estão por trás da Rise Beer. Em busca de uma comunidade cervejeira mais inclusiva, oferece conteúdos online e com uma mensalidade de R$ 50, dando acesso às aulas semanais. Assegura, assim, que a busca por ser uma escola democrática se insere em todas as iniciativas da escola.

“Fazemos isso na prática, através da comunicação que utilizamos, através do preço, através da forma de passar o conteúdo, utilizando o online, e principalmente através de nossa didática, com uma comunicação horizontal, enxergando não só a cerveja que está no copo, mas o degustador que está por trás dela. Nós somos bons em cerveja, mas somos ainda melhores com pessoas, na missão de enxergá-las”, afirma Kylvia.

Quer estudar na Rise Beer? Use o cupom GUIADACERVEJA e ganhe 10% de desconto na 1º mensalidade

Em sua estrutura, além da fundadora, a Rise Beer conta com mais três profissionais: o diretor de tecnologia Denis Rodrigues, o professor Ivan Tozzi e a coordenadora de comunicação Ana Julião, além de professores convidados.

A escola oferece cursos sobre análise sensorial, produção de cervejas, harmonização e história da cerveja, ofertando conteúdos ao vivo e gravados. A ideia nas aulas ao vivo, realizadas às quartas-feiras, às 20 horas, é tratar de temas mais contemporâneos. Já o material gravado se divide em módulos diferentes, que vão desde a importância da análise sensorial à produção de cervejas, passando por escolas cervejeiras e softwares para produção.

“São mais de 50 horas de conteúdo já disponíveis na plataforma do aluno. Toda semana temos uma nova aula ao vivo que também fica salva no módulo de aulas ao vivo. O aluno pode rever essas aulas quantas vezes quiser, no conforto de seus horários mais convenientes”, explica Kylvia.

Leia também – Festival da Colheita do Lúpulo terá 2ª edição em fevereiro e contará com feira

Até pelo conceito de escola democrática, a Rise Beer assegura não ter um só público-alvo. A ideia, assim, é ser a casa de aprendizado do consumidor que dá os primeiros passos entre as artesanais, do cervejeiro caseiro, de quem deseja desenvolver seu sensorial para ter uma experiência mais completa em suas degustações, de apaixonados por gastronomia e de profissionais da área em busca de mais conteúdo.

Kylvia relata, ainda, que o desejo de criar a Rise Beer também foi acalentado por comentários depreciativos recebidos na sua trajetória. Mais do que desestimular ou provocar medo, eles a fizeram se motivar, reforçando a necessidade de se ter uma escola cervejeira democrática.

Publicidade

O sonho de ter uma escola cervejeira veio não somente das experiências que já vivi no cenário cervejeiro, mas também das experiências que eu gostaria de ter vivido. No começo era tudo uma espécie de ideias anuviadas que se entrelaçavam com as frases que eu já havia ouvido sobre cerveja artesanal: ‘Essa cerveja é muito forte para você’, ‘Isso não é cerveja de mulher’ ou ‘Essa cerveja é muito complexa, você não vai entender nada sobre ela’

Kylvia Cordeiro, fundadora da Rise Beer

Processo de construção
O plano de criar a Rise Beer surgiu para Kylvia a partir do período em que cursou Engenharia Química na Universidade Federal de Campina Grande, seguido pela união de diferentes paixões que fortalecem a experiência cervejeira. “Foi graças à engenharia que me apaixonei pela alquimia do processo de produção cervejeiro e, anos depois, graças à sommelieria, me apaixonei pela análise sensorial e pelo quanto ela de fato pode levar as experiências com cerveja a um novo nível.”

O processo de construção, então, se deu passo a passo. A Rise Beer, inicialmente, surgiu como um curso, no início de 2019, com a sua primeira turma em Campina Grande. E o êxito inicial, somados aos elogios à didática adotada, reforçaram em Kylvia o desejo de ter a sua escola cervejeira.

“Eu trabalhava em chão de fábrica em uma cervejaria e aos finais de semana ministrava cursos ou palestras que tinham como título ‘Rise Beer’. Esses cursos me faziam continuar caminhando em busca de ter minha escola cervejeira, afinal, eu não podia sair do foco. Os públicos eram diversos, desde cervejeiros caseiros a estudantes de gastronomia. Eu gostava de falar sobre como a análise sensorial era importante e como ela poderia ser assertiva nas diferentes experiências cervejeiras dos meus alunos.”

Isso se tornou realidade a partir de estudos de estratégia digital e de gestão, o que permitiu o desenvolvimento da plataforma da Rise Beer, com suporte, tecnologia e conteúdo. Kylvia só não esperava, claro, que isso acontecesse em meio à pandemia. Mas ela destaca que, enquanto outras instituições migravam para o formato online, a sua já estava preparada para ser lançada assim.

“Eu estava pronta para lançar minha escola cervejeira democrática e online, mas não contava que seria no caos que a pandemia nos colocou. Fiquei com medo, óbvio. Desafios maiores surgiram, mas enfrentei como enfrento tudo na vida: com trabalho, estudo e oração. No fim das contas, a Rise Beer foi lançada de forma leve, descontraída e muito profissional. Já estávamos preparados para o online”, relembra a fundadora da escola.

Novidades
Mesmo com uma trajetória tão curta, a Rise Beer já passou em 2021 por mudanças para aprimorar a experiência do aluno, com a reformulação da sua área no site, a disponibilização dos conteúdos em módulos e a realização das aulas online.

“Isso nos coloca em constante mudança e otimizando nossa metodologia, nossa tecnologia, nosso suporte ao aluno, enfim, em todo o nosso processo”, detalha. “Como toda boa cearense diria: chegue cá para fazer parte de nossa escola, chegue!”.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password