fbpx
breaking news New

Blumenau faz parcerias com associação cervejeira e ESCM para eventos

Acordos foram fechados para organização do evento, agendado para março de 2025, no Parque Vila Germânica

A Prefeitura de Blumenau deu passos importantes para tirar do papel a edição de 2025 do Concurso Brasileiro de Cervejas e do Festival Brasileiro da Cerveja. Por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Parque Vila Germânica, a administração pública anunciou parcerias com a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja para a realização dos eventos.

A ESCM será responsável pela coordenação técnica do Concurso Brasileiro de Cervejas, do Congresso Técnico-Científico e da Feira Comercial, enquanto a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, composta por cervejarias locais, gerenciará o Festival Brasileiro da Cerveja.

Leia também – Marcas capixabas e de São Paulo dominam etapa Sudeste da Copa Cerveja Brasil

Pelo acordo, a ESCM deverá garantir a participação mínima de 25% de jurados internacionais na avaliação das amostras, assegurando visibilidade junto aos principais mercados cervejeiros internacionais. Além disso, a ESCM manterá a curadoria de uma associação cervejeira reconhecida, que atuará como interlocutora do evento. O concurso, de 9 a 11 de março de 2025, voltará a ser realizado no Parque Vila Germânica, no setor 4, enquanto a Feira Comercial de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços ocorrerá no setor 1.

“É uma honra para a Escola Superior de Cerveja e Malte ser responsável pela organização de eventos tão importantes para a cidade de Blumenau e para o segmento, e temos certeza que o mercado cervejeiro nacional será um grande parceiro no reposicionamento e modernização de Concurso, Congresso Técnico-Científico e Feira Comercial”, diz o diretor da ESCM, Carlo Enrico Bressiani.

A Prefeitura de Blumenau anunciou que 10% da receita bruta das inscrições do Concurso Brasileiro de Cervejas será revertida para o Fundo Municipal de Turismo, que é composto por recursos públicos e privados, sendo investido exclusivamente em ações de fortalecimento de Blumenau como “Capital Brasileira da Cerveja”, incluindo divulgação, infraestrutura e outros aspectos.

Para a realização do Festival Brasileiro da Cerveja, marcado para 12 a 16 de março, a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja propõe um modelo inspirado no Great American Beer Festival, dos Estados Unidos, com redução significativa dos custos para as cervejarias participantes.

Publicidade

O modelo consiste na exposição e comercialização compartilhada de cervejas artesanais de todo o Brasil no setor 3 do Parque Vila Germânica. As cervejarias enviarão seus barris diretamente para a organização do evento, que será responsável pela operação de vendas. Já o setor 2, o maior pavilhão do Parque Vila Germânica, terá apresentações musicais locais e nacionais, além de estandes individuais de cervejarias. O festival, focado no mercado independente de cervejarias, não permitirá a participação de grandes grupos econômicos cervejeiros.

“Os custos para participação em eventos são cada vez maiores para as cervejarias, especialmente quando envolve também questões de deslocamento e mobilização de infraestrutura. Por isso, acreditamos que o modelo proposto, inédito no Brasil em eventos deste porte, possibilitará uma presença maior do mercado no segmento nacional e, com isso, volte a ser o grande encontro de cervejeiros do nosso país. O modelo está desenhado para esse objetivo” afirma o presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, Péricles Espindola.

Imbróglio
O anúncio das parcerias pela Prefeitura de Blumenau ocorre em meio a um imbróglio envolvendo as marcas dos tradicionais eventos cervejeiros. No início de maio, a Prefeitura de Blumenau anunciou uma intervenção no Festival Brasileiro da Cerveja e no Concurso Brasileiro de Cervejas, retirando a organização desses eventos da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec).

“Precisamos e recuperaremos a credibilidade do Festival Brasileiro da Cerveja, que é de Blumenau. Faremos o que Blumenau sabe fazer de melhor: organizar eventos, recepcionar quem nos visita e celebrar a história da cerveja, que é tão parte de Blumenau e do desenvolvimento da nossa cidade”, diz o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

A decisão da prefeitura foi contestada pela Ablutec, que prometeu levar o caso à Justiça. No final de maio, a associação anunciou que os eventos cervejeiros seriam realizados em Balneário Camboriú. O Concurso Brasileiro de Cervejas está marcado para 8 a 11 de março, e o festival ocorrerá de 12 a 15 de março, segundo a Ablutec, que já iniciou a venda de ingressos. A disputa pelo direito ao uso dos nomes dos eventos cervejeiros deve prosseguir na Justiça.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password