Ambev alcança 30% da meta de zerar poluição plástica nos próximos cinco anos
Uma das metas da Ambev até 2025 é eliminar toda a poluição do plástico consumido nas suas embalagens. O compromisso foi assumido no começo deste ano e agora, antes do fim de 2020, a companhia anunciou que 30% do seu objetivo já foi alcançado.
Leia também – Cartilha e locais de coleta: As ações da Verallia para ampliar a reciclagem de vidro
O resultado foi alcançado a partir de algumas iniciativas da multinacional de bebidas: mais de 45% das suas garrafas PET foram recicladas, houve redução de 15% no uso do plástico filme na logística das cargas e de 6,5% no peso das tampas plásticas, além da substituição de forma gradual dos canudos de plástico pelos de papel, da produção das novas garrafeiras serem com material 100% reciclado e dos primeiros testes de plástico filme 100% reciclado.
“A preocupação com a sustentabilidade dos nossos produtos e operações não é de hoje. A gente vem se desafiando cada vez mais para promover ações que causem impacto positivo para todo o ecossistema, nós queremos resolver o principal problema quando se fala do plástico: a poluição que ele causa no meio ambiente”, explica Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.
A Ambev diz basear suas ações em três diferentes frentes: eliminação e substituição do plástico, utilização de embalagens retornáveis ou conteúdo 100% reciclado e investimento em inovações, parcerias e novas tecnologias para substituir o plástico e reaproveitá-lo.
Para alcançar seu objetivo, a empresa conta com parceiros como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e startups, como a Deink, empresa de reciclagem que detém um processo integrado que elimina a tinta da superfície dos resíduos de shrink, facilitando a reciclagem.
A cervejaria destaca que, além das embalagens, mesas de plástico como as da Skol também fazem parte do programa. Até o momento, cerca de 3 mil delas foram produzidas com material 100% reciclado. Já 14 mil cadeiras foram feitas com 70% de material reaproveitado.
A Ambev também colocou em supermercados e estabelecimentos de todo o país cerca de 12 mil racks (peças de exposição dos produtos em lojas) e 145 mil cestos de garrafas retornáveis produzidos com plástico 100% reciclado.
A atuação da Ambev com os plásticos também é vista em iniciativas de logística reversa e reciclagem como Reciclar Pelo Brasil, desenvolvida em parceria com a Coca-Cola Brasil e outras 14 empresas. Assim como na Aceleradora 100+ Sustentabilidade, trata-se de um programa global voltado para encontrar soluções inovadoras para os principais desafios socioambientais da atualidade.
0 Comentário