fbpx
breaking news New

Ambev alcança 30% da meta de zerar poluição plástica nos próximos cinco anos

Multinacional cervejeira destaca que, além das embalagens, mesas de plástico como as da Skol também fazem parte do programa de reciclagem

Uma das metas da Ambev até 2025 é eliminar toda a poluição do plástico consumido nas suas embalagens. O compromisso foi assumido no começo deste ano e agora, antes do fim de 2020, a companhia anunciou que 30% do seu objetivo já foi alcançado.

Leia também – Cartilha e locais de coleta: As ações da Verallia para ampliar a reciclagem de vidro

O resultado foi alcançado a partir de algumas iniciativas da multinacional de bebidas: mais de 45% das suas garrafas PET foram recicladas, houve redução de 15% no uso do plástico filme na logística das cargas e de 6,5% no peso das tampas plásticas, além da substituição de forma gradual dos canudos de plástico pelos de papel, da produção das novas garrafeiras serem com material 100% reciclado e dos primeiros testes de plástico filme 100% reciclado.

“A preocupação com a sustentabilidade dos nossos produtos e operações não é de hoje. A gente vem se desafiando cada vez mais para promover ações que causem impacto positivo para todo o ecossistema, nós queremos resolver o principal problema quando se fala do plástico: a poluição que ele causa no meio ambiente”, explica Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.

Publicidade

A Ambev diz basear suas ações em três diferentes frentes: eliminação e substituição do plástico, utilização de embalagens retornáveis ou conteúdo 100% reciclado e investimento em inovações, parcerias e novas tecnologias para substituir o plástico e reaproveitá-lo.

Para alcançar seu objetivo, a empresa conta com parceiros como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e startups, como a Deink, empresa de reciclagem que detém um processo integrado que elimina a tinta da superfície dos resíduos de shrink, facilitando a reciclagem.

A cervejaria destaca que, além das embalagens, mesas de plástico como as da Skol também fazem parte do programa. Até o momento, cerca de 3 mil delas foram produzidas com material 100% reciclado. Já 14 mil cadeiras foram feitas com 70% de material reaproveitado.

A Ambev também colocou em supermercados e estabelecimentos de todo o país cerca de 12 mil racks (peças de exposição dos produtos em lojas) e 145 mil cestos de garrafas retornáveis produzidos com plástico 100% reciclado. 

A atuação da Ambev com os plásticos também é vista em iniciativas de logística reversa e reciclagem como Reciclar Pelo Brasil, desenvolvida em parceria com a Coca-Cola Brasil e outras 14 empresas. Assim como na Aceleradora 100+ Sustentabilidade, trata-se de um programa global voltado para encontrar soluções inovadoras para os principais desafios socioambientais da atualidade.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password