Anne, cervejeira caseira do Piauí, vence reality da Eisenbahn

A nona edição do concurso e reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro terminou com uma boa supresa: a vencedora foi uma mulher, de longe dos grandes focos da cultura etílica nacional. A cervejeira caseira Anne Galdino, técnica em informática de Teresina, teve sua Berliner Weisse escolhida por unanimidade pelos jurados do programa e outros especialistas convidados para a final.
Na final do programa, que reunia dez cervejeiros caseiros selecionados dentre milhares de candidatos, a Berliner Weisse de Anne venceu a dura disputa contra a receita do carioca André Aguilera. Ao longo do programa, os dois finalistas desbancaram os concorrentes em provas que testavam o conhecimento sobre cervejas e estilos, a habilidade técnica na produção e – como todo reality show – demandavam um pouco de sorte.
Anne começou a explorar o universo de cervejas diferenciadas em 2010, enfrentando a dificuldade de encontrar rótulos que fossem além das lager produzidas por gigantes da cerveja. Como a maioria dos cervejeiros caseiros, sua primeira brasagem não foi o que se pode chamar de um sucesso.
A premiação vem em forma de reconhecimento da qualidade de seu trabalho. A receita de Anne vai ser produzida pela Eisenbahn. Além de assinar o novo rótulo, ela ganhou um curso do Instituto da Cerveja Brasil (ICB) e uma viagem para a Alemanha, para conhecer cervejarias de lá.
Já na edição do último episódio da série, que foi ao ar na noite de domingo, no Multishow, Anne demonstrava ter consciência do tamanho de sua façanha. Ela afirmou que sua vitória no reality seria um marco na participação feminina na indústria cervejeira nacional, e que poderia servir como incentivo para muitos novos aventureiros no universo da cerveja. André Aguilera, o segundo colocado, também reconheceu que sua trajetória – ele é autodidata – é a prova de que todos podem fazer cerveja de qualidade. Em entrevista ao Guia no início do reality, a apresentadora Titi Muller previa uma ótima participação feminina no programa.
Veja também:
Entrevista: Bia Amorim fala sobre reality da Eisenbahn e cultura cervejeira
Elas passarão: Uma conversa com Titi Müller sobre o Mestre Cervejeiro
0 Comentário