Asahi compra Fuller's de olho no Brexit | Guia da Cerveja
Últimos destaques Novo

Asahi compra Fuller’s de olho no Brexit

fuller's asahi
Acordo significa uma entrada expressa da japonesa na Grã-Bretanha em um momento que, por conta do Brexit, mercado tende a se fechar

Em uma manobra que pegou o mercado cervejeiro de surpresa, a companhia japonesa Asahi anunciou a compra da tradicional britânica Fuller’s por £250 milhões. Do acordo, fechado em janeiro e que deve se concretizar até o final do primeiro semestre, ambas tiram bom proveito, principalmente com as incertezas sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

Fabricante da London Pride, uma das mais cultuadas marcas inglesas, a Fuller’s está no mercado há 174 anos. Mas, a partir de agora, a companhia deve se concentrar em seus negócios no ramo hoteleiro e de pubs. Essas atividades representam 87% do seu lucro, o que faz analistas acreditarem que a saída do mercado de cervejas já estava nos planos da Fuller’s.

“Fazer cerveja foi parte integral de nossa história e da identidade de nossa marca, no entanto, o caminho do nosso crescimento no futuro está no nossos negócios com hotéis e bares premium”, diz Simon Emeny, executivo da Fuller’s.

Pelo acordo, as marcas de cerveja, cidra e refrigerante continuam controladas pela britânica, e a japonesa terá o direito de explorá-las comercialmente. Faz parte do pacto, também, o controle da icônica fábrica de Griffin, nos subúrbio londrino de Chiswick.

A cervejaria existe desde o século 17, emprega hoje 400 pessoas e é considerada de extrema importância para a formação da identidade cervejeira britânica. Contudo, a região passa por um forte processo de valorização imobiliária, o que levantou o temor de que a companhia japonesa pudesse dar outro destino ao imóvel. Mas o porta-voz da Asahi garante que ela continuará fabricando a London’s Pride.

Para a Asahi, o acordo significa uma entrada expressa para o mercado britânico – que pode ficar mais restrito quando o Brexit entrar em vigor. Do ponto de vista estratégico, a proximidade com os hotéis e pubs da Fuller’s dá ao grupo japonês uma grande vantagem como fornecedor.

Além disso, representa mais um passo na consolidação da companhia no mercado de cervejas premium – em um momento de alta da demanda por cervejas especiais. Em seu portfólio, tem Asahi Super Dry, Peroni Nastro Azzurro e Meantime.

“A London Pride é uma marca fantástica com uma história ilustre vinda da década de 1950, e estamos entusiasmados com seu potencial internacional, que pode ser destravado pela escala global da Asahi”, afirma Akiyoshi Koji, CEO do grupo.


0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password