fbpx
breaking news New

BrewDog e Schorschbräu se unem para lançar a “cerveja mais forte do mundo”

Depois de uma década de disputa, marcas alemãs e escocesas se uniram para lançar uma cerveja com 57,86% de teor alcoólico

A escocesa BrewDog e a alemã Schorschbräu, rivais na disputa de cervejas extremamente alcoólicas, se juntaram em uma colaboração via internet para brassar aquela que chamaram de “cerveja mais forte do mundo”, segundo descrevem as marcas. A bebida foi batizada Strength In Numbers, com impressionantes 57,86% de teor alcoólico.

Leia também – BrewDog vai plantar floresta para se tornar primeira cervejaria “carbono negativo”

A disputa entre as duas marcas começou em 2009, quando a BrewDog – ainda pequena – lançou a Tactical Nuclear Penguin, com graduação alcoólica de 32%, tentando quebrar o recorde de 31% de um rótulo da Schorschbräu. A alemã reagiu imediatamente e produziu a Schorschbock, que saiu com 40%.

Publicidade

A BrewDog, então, retrucou com a Sink the Bismarck IPA, com 41% de álcool, superada pela segunda versão da Schorschbock, agora com 43%. Em julho de 2010, a BrewDog fez uma cerveja com 53% de teor alcoólico, que levava o pretensioso nome de The End of History (fim da história). Mas a cervejaria alemã retrucou com mais uma versão da Schorschbock, com impressionantes 57%.

Esse rótulo parecia ter chegado ao limite, pois as leveduras cervejeiras comuns não fermentam mais do que a 15% – algumas especiais podem chegar a 25%. Passar desse ponto só é possível com o uso de um processo em que se congela a cerveja e separa sua água de todo o restante, já que ela congela a uma temperatura mais alta do que o álcool.

Repetindo esse processo seguidas vezes, é possível concentrar o álcool e as substâncias dissolvidas nele até perto de 60% de graduação alcoólica. Foi o que fizeram a BrewDog e a Schorschbräu para apresentar o seu novo – e potente – lançamento.

A Strenght in Numbers foi lançada na quinta-feira passada na Inglaterra a 29 libras (R$ 201,08) por uma pequena garrafa de 40ml, que se esgotou no mesmo dia.

1 Comment

  • Astrô Rondon Reply

    23 de setembro de 2020 at 09:52

    Interessante. Mas se essa cerveja tiver em torno de 57%, a cerveja mais forte vai continuar sendo a escocesa Snake Venom com 67,5%.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password