Carlsberg está próxima de lançar a primeira garrafa de papel do mundo

Como resultado de quase cinco anos de pesquisa, a cervejaria dinamarquesa Carlsberg apresentou ao mercado dois protótipos do que pode vir a ser a primeira garrafa de papel cervejeira a chegar ao mercado.
Os dois protótipos de pesquisa são feitos de fibra de madeira de origem sustentável, totalmente recicláveis. Ambos conseguem armazenar líquido devido a uma fina barreira que impede o contato do líquido com o papel. Em um deles, essa barreira é feita de filme de polímero PET reciclado, enquanto o outro leva filme de polímero PEF (polietileno furanoato) com 100% de base biológica.
Leia também: Entrevista – Setor cervejeiro sofre com vidro, mas trilha caminho sustentável “sem volta”
Esses protótipos, no entanto, ainda estão em fase de teste. O principal desafio é justamente atestar a eficiência das tecnologias usadas em cada opção de barreira e, assim, determinar qual delas será o caminho para a possível embalagem biológica.
“Continuamos a inovar em todos os nossos formatos de embalagem e estamos satisfeitos com o progresso que fizemos com a Green Fiber Bottle até agora. Embora ainda não tenhamos conseguido o produto final, os dois protótipos são um passo importante para realizar nossa ambição maior que é levar essa inovação ao mercado”, afirma Myriam Shingleton, vice-presidente de desenvolvimento da Carlsberg Group.
“A inovação leva tempo e continuaremos a colaborar com os principais especialistas para superar os desafios técnicos que ainda existem”, acrescenta a executiva, destacando os desafios da garrafa de papel.
Parcerias
A Carlsberg iniciou seu projeto para desenvolver uma garrafa feita de fibras de madeira de origem sustentável – a “Green Fiber Bottle” – em 2015, junto com especialistas em inovação da ecoXpac, da empresa de embalagens BillerudKorsnäs e de pesquisadores do pós-doutorado da Danish Technical University.
Dessa parceria nasceu a Paboco (Paper Bottle Community), hoje uma joint venture entre a BillerudKorsnäs e a fabricante de garrafas Alpla, que busca o desenvolvimento de soluções sustentáveis em parcerias com grandes empresas.
Recentemente, a Coca-Cola, a Absolut (marca da Pernod Ricard) e a indústria de cosméticos L’Oréal se juntaram à “comunidade de garrafas de papel”, que une empresas que compartilham o objetivo de promover embalagens sustentáveis – dando uma pista de para que lado os esforços de grandes companhias podem apontar nos próximos anos.
A Carlsberg também tem se esforçado para se posicionar globalmente ao lado da causa da responsabilidade ambiental. A busca pela inovação em embalagens sustentáveis é parte do programa de sustentabilidade Together Towards ZERO, que prevê um compromisso de redução da emissão de carbono de suas cervejarias espalhadas pelo mundo em 30% até 2030.
Antes de mostrar sua garrafa de papel, no ano passado, a companhia deu um passo significativo para a redução do volume de plástico gerado por suas embalagens ao anunciar o “Snap Pack”, uma tecnologia que une latas com uma simples gota de cola, substituindo invólucros plásticos para os “6 pack”.
0 Comentário